Giuliana Morrone fez um desabafo sincero e uma promessa após deixar a Globo, onde estava desde meados dos anos 1990. Além da jornalista, que estava em Brasília e eventualmente apresentava o "Jornal Nacional", a emissora carioca desligou outros profissionais neste ano. "Estou aqui celebrando e agradecendo por tudo o que vivi. Ah, me deixa, sou dessas! Não me venha com 'a vida é feita de ciclos'", disparou Giuliana.
"A minha nunca foi, mas de saltos, mergulhos, curvas e retas", afirmou a profissional nascida na atual capital federal e que chegou à Globo pela primeira vez em 1989, onde foi ainda correspondente internacional, em Nova York (EUA), de 2008 a 2012. Giuliana aproveitou para fazer uma retrospectiva da carreira e lembrou o início da paixão pela profissão.
"Meu amor pelo jornalismo começou aos 14 anos. Consegui um furo, uma entrevista com a poetisa Cora Coralina (1889-1985). Foi para o jornalzinho da escola. Muitos na turma nem sabiam que Cora era aquela, mas eu senti um orgulho incrível de poder fazer perguntas para ela. E foram tantas outras perguntas. Em italiano, para Sophia Loren. Em inglês, na correria, para Barack Obama. Em português, há anos, para todo este pessoal aqui do Planalto Central", listou.
"A vida, para mim, é feita de paixão. Sempre tive paixão pelo jornalismo e por onde eu exerci até agora a minha profissão. Minha outra paixão e força é pela verdade. Sempre. Nos últimos anos, voltei para a universidade e passei a estudar sustentabilidade empresarial. E esbarrei, novamente, na minha obsessão, a busca pela verdade", reforçou Giuliana.
Ainda em seu texto, a jornalista deixou uma promessa. "Novo ciclo? Já disse que comigo não é assim. Mas pode esperar novos desafios, aprendizados, novas experiências, sempre buscando respostas, sempre buscando a verdade e com paixão.
Por fim, usou um poema de Cora para mostrar seu momento atual. "'Não te deixes destruir... Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas. Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça. Faz de tua vida mesquinha um poema'", finalizou.
Giuliana foi apoiada por agora ex-colegas de emissora como Fátima Bernardes, nova apresentadora do "The Voice Kids", e Poliana Abritta, atual titular do "Fantástico". "Que venham novos saltos, retas, cambalhotas que te façam sorrir e o olho brilhar. Viva o futuro!", desejou a ex-mulher de William Bonner, com quem surgiu em foto que chamou atenção da web.
"Só vejo isso em você: força e coragem! E uma conexão linda com as flores, com as pedras (especialmente as bem altas) e os doces (ainda quero provar um daqueles que você posta aqui)!", completou Poliana.
Giuliana chegou à Globo em 1989, três anos após começar na carreira. Um ano depois, deixou a emissora para tentar uma bolsa de estudos na Europa. A jornalista retornou ao Brasil em 1991, e passou pela Band e SBT, até retornar à Globo.
Desde então, foi repórter em Brasília, fez matéria para o "Globo Repórter", foi correspondente no exterior e participou do "Jornal da Globo", "Jornal das Dez" (Globo News), "Bom Dia Brasil" e "Jornal Nacional". Entre as coberturas marcantes, a morte de Michael Jackson, em 2009.