Na novela 'Os Dez Mandamentos', inúmeras pragas atormentaram a vida dos egípcios, mas o soberano Ramsés (Sérgio Marone) se recusa a libertar os hebreus, liderados pelo profeta Moisés (Guilherme Winter). Antes de Moisés comandar a abertura do Mar Vermelho, o Purepeople te ajuda a relembrar tudo o que aconteceu!
Primeira praga: A mando de Deus, Moisés tocou o Rio Nilo com seu cajado, transformando a água em sangue. Ramsés e todo o reino egípcio ficaram dias sem água, disponível apenas para o povo hebreu! A novela chegou a bater seu primeiro recorde de audiência com a sequência.
Segunda praga: Depois do sangue, as rãs invadiram o Egito na catástrofe anunciada por Moisés. Com várias delas saindo das águas, os capítulos foram repletos de sustos e muito medo, como a rainha Nefertari, que acordou com uma rã em sua cama. Mais um novo recorde.
Terceira praga: Uma epidemia de coceira tirou o sono do reino egípcio. O motivo: uma invasão de piolhos, que fez a novela crescer na audiência.
Quarta praga: Um enxame de moscas invadiu o reino egípcio na quarta praga. Para se livrar das moscas, o rei cobriu um súdito de mel, para que os insetos ficassem grudados em seu corpo. Nefertari evitou as moscas com a ajuda de um véu.
Quinta praga: Essa catástrofe foi responsável pela mortes de vários animais no reino, como o cavalo favorito do rei. Tais (Babi Xavier) ficou desolada com a morte de sua gatinha Mekal. Com a praga, a trama bíblica superou "A Regra do Jogo" em audiência.
Sexta praga: O rosto de Ramsés não ficou nada bonito com a praga seguinte, que trouxe uma crise de úlcera para o povo egípcio. E o rei seguiu firme, sem libertar os hebreus.
Sétima praga: Uma elaborada chuva de fogo e granizo pairou sobre o Egito. As construções do reino de Ramsés ficaram em pedaços após mais essa catástrofe enviada por Deus.
Oitava praga: Mais insetos invadiram o Egito! Desta vez, gafanhotos invadiram o reino egípcio, atacaram as plantações e tocaram o terror no palácio, enquanto Ramsés tentava proteger sua família.
Nona praga: A escuridão tomou conta do Egito na penúltima praga. Com a escuridão das trevas no céu, a salvação de Ramsés foi Uri, único a conseguir manter as tochas do palácio acesas, por ser hebreu.
Décima praga: Na última praga, Moisés tentou avisar a Ramsés da morte dos primogênitos, mas foi expulso do palácio pelo soberano. Amenhotep (João Victor Pires), o filho mais velho de Nefertari e Ramsés, acaba morrendo, para a tristeza do casal.
Será que nem mesmo depois de perder o filho o rei libertará o povo hebreu? Fique ligado no Purepeople para saber das novidades de "Os Dez Mandamentos".
(Por Júlio Parentes)