No dia em que estreou a novela "A Regra do Jogo", de João Emanuel Carneiro, na TV Globo, com aprovação do público nas redes sociais, a TV Record também acertou em cheio com o folhetim "Os Dez Mandamentos". No capítulo em que exibiu a cena de Arão (Petrônio Gontijo) transformando água em sangue, a emissora de Edir Macedo bateu recorde de audiência e conquistou 19 pontos de média em São Paulo e 20 no Rio de Janeiro. Segundo dados consolidados, exibido das 20h29 às 21h51, o capítulo cravou 18.9 pontos de média, 21.0 de pico e 26% de share. Já o folhetim da Globo não teve a mesma sorte, amargando uma audiência de estreia abaixo das antecessoras "Babilônia" e "Império".
No capítulo de sexta-feira (28), a trama já havia conquistado bons resultados: 16 pontos de média, 17 pontos de pico e 23% de share. A audiência da novela bíblica tem surpreendido desde a estreia, após alguns fracassos da emissora no horário nobre, como "Máscaras", "Pecado Mortal" e "Vitória" - esta, que antecedeu à atual, teve como média geral apenas 6 pontos. Já a de "Os Dez Mandamentos", considerando-se da estreia até o último capítulo exibido, é de 14 pontos (superando a meta estipulada pela emissora de 13 pontos).
O folhetim "Prova de Amor" (2005) e "Caminhos do Coração" (2007), de Tiago Santiago, fecharam com 17 e 15 pontos, respectivamente. E pelos números alcançados, "Os Dez Mandamentos" pode ultrapassar esses resultados, assim com os conquistados por "Chamas da Vida" (2008), de Cristianne Fridman, e "Os Mutantes" (2008), de Tiago Santiago, que registraram 14 de média.
Internautas comentam cenas com efeitos especiais: 'Belíssimo trabalho!'
O capítulo da trama, com direito a efeitos especiais e a presença de um produtor de séries americanas para coordenar as cenas, contou com a primeira praga do Egito. Ao encontrar com Deus, Moisés (Guilherme Winter) recebe a ordem de ir até Ramsés (Sérgio Marone), que está com Arão à beira do Rio Nilo. O rei, sem acreditar no poder divino, debocha mais uma vez dos hebreus. Moisés pede para que Arão toque seu cajado na superfície do Nilo e, aos poucos, a água se transforma em sangue.
As cenas em que o rio se transforma em sangue foram aprovadas pelos telespectadores. Nas redes sociais, muitos internautas comentaram: "E que cena foi essa da Nefertari na piscina de sangue? Arrepiado", "Melhor parte dessa passagem bíblica, estou aguardando a fase em que Moisés divide o mar para libertar seu povo", "A Record está de parabéns, belíssimo trabalho", "Caraca!!!! Que incrível!!! Agora começou!!!!".
Nos próximos capítulos, a praga fará com que o Egito fique dias sem água, provocando o caos na região. Já a fonte da vila dos hebreus continuará intacta, sem alterações na água, mostrando assim que eles estão protegidos por Deus. Os egípcios ficam em maus lençóis com a situação, já que só terão vinho e suco para que não passem sede, no entanto, não podem tomar banho. Sem água, muitos egípcios morrerão de sede.
Tranformação e boa forma do elenco de 'Os Dez Mandamentos'
Além da história bíblica contada no folhetim, a boa forma dos homens do elenco e a transformação das mulheres também vêm chamando a atenção do público. O ator Sérgio Marone contou que precisou secar alguns quilos para viver o faraó Ramsés: "Mudei meu estilo de vida. Me preparei para o personagem, que é um guerreiro. Tenho 34 anos e acredito que tô no auge da minha forma física".
Para viver Ramsés, Marone também precisou raspar os cabelos, assim como Camila Rodrigues, que interpreta a princesa Nefertari na trama da Record. Camila disse que se sente mais corajosa, forte e destemina com o novo look.
"Foi uma deliciosa mudança. Não sabia o quanto uma personagem pode nos transformar. Fiquei corajosa, forte e desprendida. Me alimento de sentimentos e sensações jamais vividos. Estou muito feliz por me conhecer melhor", avaliou.
(Por Victor Tavares)