Na novela "Nos Tempos do Imperador", Dom Pedro II (Selton Mello) vai implorar para Luísa (Mariana Ximenes), não se mudar para a França depois que a Condessa de Barral pedir demissão. A amante do imperador toma essa decisão pressionada pelo marido, Eugênio (Thierry Trémouroux). "Não me deixe", pede o marido de Thereza (Letícia Sabatella), em cena antecipada pelo portal "Notícias da TV".
Embora revoltada, Luísa, professora das filhas de Pedro, entrega seu pedido de demissão para o amante, por quem se apaixonou à primeira vista. ""Você não tem o direito de me abandonar. Os professores que a senhora quis foram contratados, estão sob seus cuidados. É a educação da futura imperatriz do Brasil", alega o pai de Leopoldina (Melissa Nóbrega/Bruna Griphao) e Isabel (Any Maia/Giulia Gayoso).
As cenas devem ir ao ar neste sábado (21), no folhetim que é uma sequência de "Novo Mundo" (2017) e que estreou após um adiamento de mais de um ano.
A mãe de Dominique (Thor Becker) alega, então, ter encontrado professoras capazes de ocuparem seu lugar. "Trouxe alguns nomes para me substituir", diz Luísa, com quem Pedro já trocou beijo. E é a troca de carinhos entre eles o argumento que o imperador usa para questionar a amante sobre sua viagem.
"Preciso acompanhar meu marido. Devo isso a ele. Eugênio veio para o Brasil por mim", responde a Condessa. O marido de Thereza, então, se declara para Luísa, na trama histórica de Alessandro Marson e Thereza Falcão.
"Por favor, fique. Por mim, por nós. Não me deixe. Não vá embora. Eu te amo, Luísa. Eu te amo", afirma, beijando-a novamente. E nos capítulos seguintes, uma reviravolta já está prevista quando Luísa resolve ficar no Brasil e Pedro levá-la em viagem com a família. Paralelamente, Thereza descobre a relação extraconjugal do marido.
E ainda nos próximos capítulos, Tonico (Alexandre Nero), que é prometido a Pilar (Gabriela Medvedovski), vai cair em uma armadilha de Jerusa (Carolina Ferman) e será trancado em um celeiro. O vilão, no entanto, consegue fugir e participar das eleições, sendo eleito vereador.
A estreia de "Nos Tempos do Imperador" estava programada para março de 2020. A pandemia de Covid-19 além de cancelar a festa de lançamento fez a Globo optar por três reprises no horário das seis: "Novo Mundo", "Flor do Caribe" e "A Vida da Gente".