Na novela "Nos Tempos do Imperador", Dom Pedro II (Selton Mello) vai beijar Luísa/Condessa de Barral (Mariana Ximenes) pela primeira vez, em cena antecipada pelo portal "Observatório da Imprensa". O imperador e a mulher de Eugênio (Thierry Tremouroux) vão se conhecer no capítulo desta quarta-feira (11) e a atração será inevitável.
Logo depois, Dom Pedro decide fazer de Luísa a preceptora de suas filhas, Leopoldina (Melissa Nóbrega/Bruna Griphao) e Isabel (Any Maia/Giulia Gayoso), se aproximando ainda mais da condessa. A aproximação e a troca de olhares logo desperta a atenção de Thereza (Letícia Sabatella), mulher dele e mãe das meninas.
Não demora para Dom Pedro admitir à Luísa que seu casamento com Thereza só tem papel político enquanto estiver passeando com a condessa. "No meu caso e no caso de todos os monarcas, casamentos são acordos entre a realeza. Temos duas filhas, um respeito mútuo... Nos admiramos... Mas não existe amor entre nós", explica.
Um pouco depois, o pai de Isabel e Leopoldina entrega seus sentimentos à Luísa e a beija, sendo correspondido. "Eu estou apaixonado. A cada dia mais, a cada segundo mais estou apaixonado por você, Luísa", afirma ele, que será surpreendido pela condessa quando ela resolve ir embora do Brasil.
Logo depois, o filho de Dom Pedro I passa a investir na condessa, mãe de Dominique (Thor Becker), ao mesmo tempo em que ela tem uma briga com o marido por conta da decisão de retornarem para a França.
"Nos Tempos..." estava prevista para estrear em março de 2020 porém a pandemia de Covid-19 adiou seu lançamento várias vezes. Assinada por Alessandro Marson, Thereza Falcão, Julio Fischer, Duba Elia, Wendell Bendelack e Lalo Homrich, a trama é a primeira inédita da Globo a entrar no ar nesse um ano e sete meses.
Um pouco antes de conhecer o imperador, a professora de Isabel e Leopoldina viu seu caminho cruzar com o de Jorge (Michel Gomes) e Pilar (Gabriela Medvedovski) após o escravo fugir ao ser acusado de assassinato e conhecer a sinhazinha, prometida em casamento ao seu meio-irmão, Tonico (Alexandre Nero).
Além de auxiliar Jorge na fuga e salvar sua vida, Luísa lhe dá um outro nome, Samuel. Ao mesmo tempo, Tonico vê Pilar fugir do casamento e decide se casar com a irmã dela, Dolores (Daphne Bozaski), no folhetim que é uma continuação de "Novo Mundo ", exibida originalmente em 2017 e reprisada no ano passado.