A novela "Nos Tempos do Imperador", sequência de "Novo Mundo" (2017), estreia nesta segunda-feira (9) na faixa das seis com um ano e quatro meses após a data prevista. A trama é a primeira inédita da Globo a entrar no ar depois do começo da pandemia do novo coronavírus. Alessandro Marson e Thereza Falcão assinam a história que traz de volta alguns personagens do folhetim anterior e tem como pano de fundo o amor da sinhazinha Pilar (Gabriela Medvedovski) pelo escravo fugitivo Jorge (Michel Gomes).
"Nos Tempos do Imperador" começa 30 anos após a Proclamação da República e irá retratar o Brasil liderado por Dom Pedro II (Selton Mello), que se apaixona pela professora de suas filhas, Luísa (Mariana Ximenes), ao mesmo tempo que mostra sua visão de igualdade para todos os brasileiros através da educação e das artes.
A história de Luísa irá se cruzar com a de Jorge, que graças a ela assume outra identidade ao ser acusado de assassinato. O escravo que escapa da morte vai se apaixonar por Pilar, prometida desde cedo a Tonico (Alexandre Nero), meio-irmão de Jorge.
Jovem à frente do seu tempo, a sinhazinha tem como sonho estudar Medicina para ira do pai, o coronel Eudoro (José Dumont). Ela acaba fugindo de casa e se encontrando com o escravo embora esteja prestes a se casar com Tonico. Ele, por sua vez, decide se casar com a irmã dela, Dolores (Daphne Bozaski).
Dom Pedro II (Selton Mello) – É o imperador brasileiro marido de Teresa Cristina (Leticia Sabatella) e pai de Leopoldina (Melissa Nóbrega/Bruna Griphao) e Isabel (Any Maia/Giulia Gayoso), que se apaixona pela professora delas, Luísa (Mariana Ximenes). Pedro II será uma das pessoas a apoiar o casal Pilar (Gabriela Medvedovski) e Jorge/Samuel (Michel Gomes)
Teresa Cristina (Leticia Sabatella) - A imperatriz brasileira que fica ao lado do marido em tudo e que coloca a família acima de qualquer coisa. Apoia as artes e incentiva a imigração de italianos para o país.
Isabel (Any Maia/Giulia Gayoso) - Filha de Dom Pedro II (Selton Mello) e Teresa Cristina (Leticia Sabatella) tem mais responsabilidade que a irmã.
Leopoldina (Melissa Nóbrega/Bruna Griphao) - A outra filha de Dom Pedro II (Selton Mello) e Teresa Cristina (Leticia Sabatella) tem como característica principal a impulsividade.
Lurdes/Baronesa de Seropédica (Lu Grimaldi) - É a criada que cuida de Dom Pedro II (Selton Mello) desde a infância.
Nicolau (Cassio Pandolfh) - O mordomo do palácio que gosta de Lurdes/Baronesa de Seropédica (Lu Grimaldi).
Celestina/Baronesa de Urú (Bel Kutner) - Tem sérios embates com Lurdes (Lu Grimaldi) e é aia de Teresa Cristina (Leticia Sabatella).
Gastão/Conde D'Eu (Daniel Torres) - O francês que desembarca no Brasil para ter casamento com Isabel (Giulia Gayoso).
Augusto/Duque de Saxe-Coburgo (Gil Coelho) - Também desembarca no país para tentar se tornar marido de Isabel (Giulia Gayoso), porém fica apaixonado por Leopoldina (Bruna Griphao).
Luísa/Condessa de Barral (Mariana Ximenes) - A mulher de Eugênio (Thierry Tremouroux) e mãe de Dominique (Thor Becker) é a frente do seu tempo. Empoderada, desperta a paixão no imperador.
Eugênio/Conde de Barral (Thierry Tremouroux) – Marido de Luísa (Mariana Ximenes), não aprovará a relação mais estreita da mulher com o imperador.
Dominique (Thor Becker) – Herdeiro de Luísa (Mariana Ximenes) e Eugênio (Thierry Tremouroux).
Justina (Cinara Leal) - Antiga escrava de Ambrósio (Roberto Bomfim), agora é funcionária da casa de Eugênio (Thierry Tremouroux) e Luísa (Mariana Ximenes), de quem éconfidente.
Luís Alves Lima e Silva/Duque de Caxias (Jackson Antunes) – Preside o Conselho da Câmara dos deputados e tem relação próxima ao imperador.
Nino Sorrento (Raffaelle Casuccio) – O jornalista de origem italiana que faz oposição a Dom Pedro II (Selton Mello).
Solano López (Roberto Birindelli) – Outro inimigo de Dom Pedro II (Selton Mello) que pedirá para se casar com Isabel (Any Maia/ Giulia Gayoso).
Eudoro (José Dumont) – O coronel baiano pai de Dolores (Daphne Bozaski) e Pilar (Gabriela Medvedovski), a quem trancou em convento e a prometeu a Tonico (Alexandre Nero). Reprova quando Pilar resolve estudar Medicina.
Pilar (Gabriela Medvedovski) – A filha de Eudoro (José Dumont) vai se apaixonar por Jorge/Samuel (Michel Gomes) após o pai lhe prometer a Tonico (Alexandre Nero).
Dolores (Júlia Freitas/Daphne Bozaski) - A irmã de Pilar (Gabriela Medvedovski) acaba sendo prometida a Tonico (Alexandre Nero) quando Pilar foge de casa. Além disso, se vê envolvida em armadilha contra Pilar e Jorge/Samuel (Michel Gomes).
Jorge/Samuel (Michel Gomes) – É o filho fora do casamento de Ambrósio (Roberto Bomfim) que acabou escravizado pelo pai. Irmão de Tonico (Alexandre Nero), tem coragem e honestidade e faz de tudo para ganhar liberdade. Vai mudar de nome e se apaixonar por Pilar (Gabriela Medvedovski).
Coronel Ambrósio (Roberto Bomfim) – Pai de Tonico (Alexandre Nero) e Jorge/Samuel (Michel Gomes), também é fazendeiro e coronel baiano.
Tonico Rocha (Alexandre Nero) – Formado em Direito vai tentar se eleger deputado na Bahia. Tonico desconhece ter um irmão - Jorge/Samuel (Michel Gomes) -, com quem disputará Pilar (Gabriela Medvedovski).
João Batista Pindaíba (Ernani Moraes) – Casado com Carlota Maria/Lota (Paula Cohen), o pai de Bernardo (Gabriel Fuentes) e Nélio (João Pedro Zappa), é o escudeiro de Tonico (Alexandre Nero). Ao chegar ao Rio, se apaixona pela escrava Lupita (Roberta Rodrigues).
Carlota Maria Pindaíba/Lota (Paula Cohen) – A mulher de João Batista (Ernani Moraes) tem como objetivo um título de nobreza.
Bernardo Pindaíba (Gabriel Fuentes) – É um dos filhos de João Batista (Ernani Moraes) e Lota (Paula Cohen).
Nélio Pindaíba (João Pedro Zappa) – Também formado em Direito, em Pernambuco, é igualmente braço direito de Tonico (Alexandre Nero), assim como o pai, João Batista (Ernani Moraes).
Lupita (Roberta Rodrigues) – A escrava que é obrigada a denunciar a fuga de outros escravos. Vai ter um caso com João Batista (Ernani Moraes).
Quinzinho (Augusto Madeira) – Marido de Clemência (Dani Barros), pai dos gêmeos Prisca (Maria Carolina Basilio) e Hilário (Theo de Almeida) e irmão de Vitória (Maria Clara Gueiros) recorre ao famoso 'jeitinho' para contornar seus problemas. Planeja montar um cassino na Taberna dos Porcos.
Clemência (Dani Barros) – É a mulher de Quinzinho (Augusto Madeira) que cuida dos pais dele, Licurgo (Guilherme Piva) e Germana (Vivianne Pasmanter)
Licurgo (Guilherme Piva) – Acredita ser um exímio cozinheiro, mas tem seus pratos rejeitados. Além disso, ao lado da mulher, Germana (Vivianne Pasmanter), aplica golpes no casal Quinzinho (Augusto Madeira) e Clemência (Dani Barros) fingindo invalidez.
Germana (Vivianne Pasmanter) – Ao lado do marido, Licurgo (Guilherme Piva), aplica golpes no filho, Quinzinho (Augusto Madeira)
Prisca (Maria Carolina Basilio) – Filha gêmea de Quinzinho (Augusto Madeira) e Clemência (Dani Barros).
Hilário (Theo de Almeida) – Filho gêmea de Quinzinho (Augusto Madeira) e Clemência (Dani Barros).
Vitória (Maria Clara Gueiros) – Retorna ao Brasil como funcionária do museu de Teresa Cristina (Leticia Sabatella).
Dom Olu (Rogério Brito) – Marido de Cândida (Dani Ornellas), pai de Zayla (Alana Cabral/Heslaine Vieira), e protetor dos negros que conseguiram alforria ou liberdade. Torna-se grande amigo de Jorge/Samuel (Michel Gomes).
Cândida (Dani Ornellas) – É a líder espiritual da Pequena África que terá forte amizade com Jorge/Samuel (Michel Gomes) e Pilar (Gabriela Medvedovski).
Zayla (Alana Cabral/Heslaine Vieira) – Jovem que gosta muito de Jorge/Samuel (Michel Gomes)
Baltazar (Alan Rocha) – Marido de Abena (Mary Sheyla), pai de Guebo (João Victor Menezes/Maicon Rodrigues), auxilia escravos em fuga e se torna amigo de Jorge/Samuel (Michel Gomes).
Abena (Mary Sheyla) – Trabalha como lavadeira e, ao lado do marido, Baltazar (Alan Rocha), ajuda os escravos em fuga.
Guebo (João Victor Menezes/Maicon Rodrigues ) – Morador da Pequena África e que gosta muito de Zayla (Alana Cabral/ Heslaine Vieira).
Lupicínio Borges (Danilo Dal Farra) – Policial que faz de Lupita (Roberta Rodrigues) sua escrava.
Barão de Mauá (Charles Fricks) – Deputado que se opõe a Tonico (Alexandre Nero).
José De Alencar (Alcemar Vieira) – Escritor que faz oposição a Dom Pedro II (Selton Mello).
Naiza (Juliane Cruz) – É escravizada por Eudoro (José Dumont).
Madre Irmã Zoé (Flavia Guedes) – É a madre do colégio no qual Pilar (Gabriela Medvedovski) estuda.
Salustiano (Alexandre Zachia) – Capanga de Ambrósio (Roberto Bomfim).
Coronel Floriano (Lucci Ferreira) – Casado com Jerusa (Carolina Ferman).
Jerusa (Carolina Ferman) – Casada com Floriano (Lucci Ferreira) e caso de Tonico (Alexandre Nero).