Na novela "Gênesis", Judá (Thiago Rodrigues) vai decidir deixar o acampamento hebreu por não conseguir mentir mais para o pai, Jacó (Petronio Gontijo), depois de venderem José (Juliano Laham) e forjarem sua morte, antecipa o Purepeople. As cenas iriam ao ar originalmente a partir do capítulo 122, mas nesta noite (7) irá ao ar o de número 166. Quando estiver no campo com outros irmãos, Judá toma a iniciativa de partir.
"Desde que levaram José eu não tenho paz. Eu sei que a culpa é minha. Se não fosse por mim, ele ainda taria aqui. Na sua ausência, era eu que tinha que ter protegido nosso irmão. E olha só o que eu fiz... Eu não aguento mais ter que mentir pro pai", afirma o irmão de Diná (Giovanna Coimbra), única a desconfiar da "morte" de José. "Eu não aguento mais continuar enganando o nosso pai dizendo que a gente tá procurando o corpo do José", completa, angustiado.
Após voltar a mentir para o pai e afirmar que não achou o corpo do futuro marido de Asenate (Letícia Almeida), Judá procura o patriarca. "O que foi meu filho? O que você quer me pedir?", questiona Jacó, a ser convencido por Zilpa (Karina Barum). "Eu quero ir embora do acampamento", afirma o irmão de Simeão (Igor Cotrim), surpreendendo o genitor: "Ir embora do acampamento? Do que você tá falando?".
Quase chorando, Judá reforça sua intenção. "Não dá mais, pai... não consigo mais ficar aqui. Preciso ir embora. Por favor... me deixa ir", pede o filho de Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato). "Jacó sente pena do filho e bate a mão próximo de onde está sentado, chamando-o", pede o texto acrescentando para Israel questionar a decisão de um dos 13 filhos.
"Por que você quer ir embora? Você se sente responsável pelo o que aconteceu com José, é isso? Você não teve culpa de nada. Sei que se você estivesse com ele, teria feito de tudo pra trazer seu irmão de volta pra casa em segurança", fala o filho de Isaque (Guilherme Dellorto/Henri Pagnoncelli) enquanto Judá mostra culpa com o rosto e mostrando-se indeciso para onde irá após deixar o acampamento.
"Ainda não sei... Mas pra outro lugar... qualquer lugar onde eu possa colocar em ordem meus pensamentos. Eu não consigo fazer isso aqui", crava o pastor. "O que você quer fazer é loucura. O seu lugar é aqui, junto com seu clã", reprova o pai no folhetim que reúne mais de 400 atores, antes de lhe surpreender com uma decisão envolvendo Rúben e Simeão.