Na novela "Gênesis", Jacó (Petronio Gontijo) tentará de tudo para convencer Judá (Thiago Rodrigues) a desistir de ir embora do acampamento. O pastor toma essa decisão após não conseguir mais mentir para o pai sobre a "morte" de José (Juliano Laham). Como última cartada, Jacó decide fazer dele, Judá, o primogênito, antecipa o Purepeople.
"Agora que José se foi, mais do que nunca vou precisar de você. Você sabia que o meu desejo era que José se tornasse o futuro patriarca da família. Mas agora meu filho não existe mais...", aponta o filho de Isaque (Guilherme Dellorto/Henri Pagnoncelli). "Não precisa se preocupar com isso, pai. O Rúben (Felipe Cunha)...", tenta argumentar Judá, que teve a ideia de vender José a um mercador como escravo.
"Nem Rúben, nem Simeão (Igor Cotrim) e nem Levi (Gustavo Rodrigues) têm condições de assumir a família depois de tudo de errado que eles fizeram. O futuro patriarca vai ser você", afirma Jacó se referindo ao fato de Rúben ter se relacionado com Bila (Patricia França) e Simeão e Levi terem organizado uma carnificina em Siquém.
A proposta abala Judá, que fica sem reação: "Não. Eu não posso. Não poderia...". "Judá, você é o único que tem integridade pra tomar o meu lugar no futuro", reforça Jacó, prosseguindo: "Esse é o meu desejo. Você é o meu escolhido". O irmão de Diná (Giovanna Coimbra) e de outros 12 processa a ideia do pai e insiste no "não".
"Então esse é mais um motivo porque eu preciso partir", frisa Judá. O viúvo de Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato) não aceita a negativa do filho. "Você não vai a lugar nenhum. Pode tirar essa ideia da sua cabeça", reforça Jacó. E o pastor, de novo, argumenta. "Pai. Que condições eu tenho de fazer o que o senhor espera de mim? Que garantia tem de que eu vou ser um bom líder?", questiona.
Na quase discussão, Jacó se dirige novamente ao filho. "Você não quer a posição que eu tô te oferecendo? É isso?", quer saber. Por sua vez, Judá faz de tudo para que o seu "não" seja aceito. "Não é isso... Mas eu não tô preparado pra assumir uma responsabilidade assim tão grande. O senhor conquistou tudo o que conquistou, sozinho, sem ajuda do seu pai ou da sua família. Saiu de casa sem nada, mas olha pro senhor hoje", afirma.
"Tudo o que eu tô pedindo é a chance de poder fazer o mesmo, de provar pra mim mesmo que eu posso assumir a responsabilidade do senhor um dia. Não porque eu recebi de herança, não porque eu ganhei de graça... Mas porque eu lutei e conquistei por mim mesmo o direito de tal privilégio", completa Judá deixando o pai admirado. Apesar disso, Jacó diz não concordar com a ideia do filho. "Não suportaria perder mais um filho, ainda que por um curto período de tempo", justifica ele, que só recua ao ser convencido por Zilpa (Karina Barum) e se emociona na hora do adeus.