Na novela "Gênesis", Zilpa (Karina Barum) vai convencer Jacó (Petronio Gontijo), pai dos seus dois filhos, a deixar Judá (Thiago Rodrigues) ir embora do acampamento, antecipa o Purepeople. O pastor decide tomar um novo rumo ao manter a farsa sobre a "morte" de José (Juliano Laham) e nem a proposta do pai dele se tornar o líder da família o faz recuar. Essas cenas vão ao ar na semana que vem na trama bíblica da Record TV.
Em sua tenda, Jacó preocupa a concubina ao se mostrar sem fome diante de uma bandeja de alimentos. "Como pode ele querer ir embora daqui, se afastar da gente num momento tão difícil pra todo mundo? Como ele pode pedir para que eu fique sem mais um de meus filhos?", questiona o viúvo de Raquel (Thais Melchior/Giselle Tigre). E o patriarca a indaga sobre a decisão de um dos herdeiros.
"Por que você acha que ele quer ir embora?", questiona. "Não sei... Talvez essa situação tá sendo mais pesada pra ele do que pros outros", deduz a irmã de Bila (Patricia França). "Você sempre disse que de todos seus filhos mais velhos, Judá sempre foi o mais responsável, o mais maduro. Quantas vezes você não me confidenciou que gostaria que ele fosse o primogênito?", prossegue Zilpa no folhetim que já está em sua sétima e última fase.
Nisso, o neto de Abraão (Rafael Sun/Vitor Novello/ZéCarlos Machado) mostra-se pensativo e fica esperando a concubina prosseguir. "Talvez seja o momento de você confiar nele e deixar ele fazer o que precisa nesse momento. Mesmo porque não vai ser por muito tempo. Faz o que ele te pede...", incentiva a filha de Jasper (Maurício Mattar).
Porém, Jacó mostra-se irredutível. "O que ele me pede é loucura. Como eu vou deixar meu filho sair pelo mundo sozinho, sem proteção, sem condições de sobreviver?", alega o idoso, que só deverá reencontrar José no último capítulo. Quando Zilpa insiste, o pai de Judá lhe questiona se ela está ao seu lado ou do filho.
"Do seu. Eu tô sempre do seu lado", diz a mãe de Gade (Bruno Dalto) e Aser (Pedro Lamin). E Zilpa volta a aconselhar o marido. "Às vezes, quanto mais a gente se apega a algo, mais facilmente a gente a perde. Não deixa isso acontecer com Judá", fala. "O que você acha que eu devo fazer então pra não perder o meu filho?", indaga o viúvo, ganhando carinho da serva e mostrando-se triste diante de sua resposta: "Deixa ele ir".
Jacó acaba sendo convencido pela serva/concubina. Originalmente, essa sequência iria ao ar no capítulo 124, mas a Record TV recorreu à edição para prolongar a trama no ar dividindo alguns capítulos em dois.