Novela "Gênesis": José (Juliano Laham) será vendido como escravo pelos irmãos nos primeiros capítulos da sétima e última fase. As cenas começam a ir ao ar na segunda-feira (30) e o Purepeople antecipa detalhes. Nessa etapa final do folhetim bíblico, que estreou em janeiro, o público vai ver José ganhando do pai a primogenitura repetindo o que Isaque (Henri Pagnoncelli) fez com Jacó (Petronio Gontijo).
A decisão de Jacó vai revoltar os demais filhos, com exceção de Diná (Giovanna Coimbra), que passam a perseguir José. O futuro governador do Egito é esmurrado por Rúben (Felipe Cunha) e, depois, jogado em um buraco pelos irmãos. Após mandarem José para uma cisterna, Levi (Gustavo Rodrigues) chega a sentir pena do irmão para raiva de Simeão (Igor Cotrim), um dos responsáveis por massacre em Siquém.
"Tá com peninha, Levi? Posso colocar você lá dentro pra fazer companhia pra ele", provoca ele, que fica mais fora de si com a demora do irmão Rúben, que terá deixado o campo com uma mulher. "Se ele não voltar logo, eu vou acabar matando José", ameaça.
Nisso, Judá (Thiago Rodrigues) tenta convencer o irmão a desistir do plano macabro. "O que você acha que vai acontecer quando a gente voltar pra casa com José? O miserável vai abrir a boca. E depois que o pai souber do que a gente fez com ele?", pergunta Simeão, sendo lembrado que Rúben proibiu que eles fizessem algo ainda maior contra José, que seguirá no buraco.
Durante a briga, os filhos de Jacó são surpreendidos com a chegada de uma comitiva, que carrega dois escravos. E parte de Judá a ideia de se desfazer do irmão. "E se a gente vendesse José para os mercadores? Como escravo! Essa é uma caravana de escravos. E se a gente vendesse José?", propõe.
"Pensa comigo. Que benefício a gente tem se matarmos José e escondermos a sua morte? Ele é sangue do nosso sangue e carne da nossa carne. Mas se a gente oferecer e vender ele... nos livramos do nosso problema e saímos com um dinheiro sem precisar derramar o seu sangue", conclui Judá.
A ideia é bem aceita pelos demais irmãos. "Rúben perdeu o direito de opinar quando deixou a gente aqui com esse problema nas mãos", diz Simeão para Levi, quando este questiona se eles devem ouvir o irmão mais velho. Logo depois, os irmãos passam a negociar com Issad (Ricardo Dantas) a venda do 12º filho de Jacó e fecham o "negócio" por quinzesiclos de prata, que considera a oferta muito baixa.
Após algumas propostas de ambos os lados, a venda de José é concluída para desespero do rapaz. "O que tá acontecendo, Simeão? O que vocês tão fazendo?", grita chamando por Rúben, em vão, e já sendo levado por Issad. "Judá, pra onde eles tão me levando? O que tá acontecendo? Simeão, por favor!!", berra.
"Os ajudantes de Issad, com dificuldade, conduzem José para junto dos outros escravos, enquanto ele tenta com todas as forças escapar, gritando pelos irmãos. José consegue se soltar das amarras e os ajudantes têm dificuldade para segurá-lo. É quando Issad vem e lhe dá um murro no nariz. Em slowmotion, José fica desbaratado com o murro e cai de joelhos, já sangrando", pede o script.