A novela "Gênesis" passa a mostrar nos próximos capítulos o nascimento de forma seguida dos 13 filhos de Jacó (Miguel Coelho/Petrônio Gontijo). O pastor formará uma grande família com suas duas mulheres, Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato), que nutrirá esperança a cada gravidez de conquistá-lo, e Raquel (Thais Melchior/Giselle Tigre), e das duas concubinas, Zilpa (Lina Mello/Karina Barum) e Bila (Allana Lopes/Patricia França).
Será Lia quem dará os quatro primeiros herdeiros a Jacó, mais uma vez alvo do plano mortal de vingança do irmão gêmeo, Esaú (Cirillo Luna). Em seguida, o pastor se vê obrigado pelas mulheres a se deitar com as servas. Embora proteste em um primeiro momento, chegando a se comparar a um bode, depois o filho de Isaque (Henri Pagnoncelli) recua e acaba tendo dois bebês com Zilpa e outros dois com Bila.
O nascimento das quatro crianças acaba virando outra forma de Raquel e Lia disputarem a atenção do marido. Só na velhice e após a primogênita de Labão (Heitor Martinez) se tornar mãe mais três vezes, Jacó vê sua mulher preferida dando à luz dois filhos.
Mas o nascimento de Benjamin (Marcus Bessa) acaba em tragédia com a morte, no parto, de Raquel. Com tantas mulheres e filhos ao seu redor, Jacó acaba elegendo José (Juliano Laham) o seu herdeiro favorito. E é a história do futuro governador do Egito que será retratada na sétima e última fase da novela que acumula mais de 400 atores no elenco.
E o Purepeople desembaralha os laços de família de "Gênesis" e te ajuda a entender quem são os 13 filhos de Jacó e suas respectivas mães.
Lia e Jacó se tornam pais primeiro de Rúben, vivido por Felipe Cunha, ator que pode ser visto atualmente ainda na reprise de "Topíssima". Na sequência, o casal teve Simeão (Igor Cotrim), Levi (Gustavo Rodrigues) e Judá (Thiago Rodrigues). Após um período, Lia dá à luz Issacar (Patrick Sampaio), Zebulom (Maurício Pitanga) e Diná (Giovanna Coimbra), a única filha de Jacó.
Com a serva, filha caçula de Jasper (Maurício Mattar), o pastor torna-se pai de Dã (Augusto Garcia) e Naftali (Ricardo Vianna).
Jacó irá engravidar também Zilpa, irmã de Bila. Da relação nascem Gade (Bruno Dalto) e Aser (Pedro Lamin).
Por fim, Jacó tornou-se pai de José (Juliano Laham) e Benjamin (Marcus Bessa), através de Raquel.
Vale lembrar que a minissérie "José do Egito" (2013) já retratou a história dos herdeiros de Jacó, através de suas mulheres, Lia (Denise Del Vecchio) e Raquel (Mylla Christie), além das concubinas, Bila (Carla Cabral) e Zilpa (Andréa Avancini).
Os atores que interpretaram os filhos do pastor (Celso Frateschi), foram Guilherme Winter (Rúben), Caio Junqueira (Simeão), Felipe Cardoso (Levi), Vítor Hugo (Judá), Eduardo Spinetti (Dã), Fernando Sampaio (Naftali), Vasco Valentino (Gad), Wendell Duarte (Aser), Edu Porto (Issacar), Acácio Ferreira (Zebulom), Ricky Tavares/Ângelo Paes Leme (José), Marcela Barrozo/Samara Fellipo (Diná) e Eduardo Melo/Gustavo Leão (Benjamin).