Na novela "Gênesis", Rúben (Felipe Cunha) voltará a mentir para o pai, Jacó (Petronio Gontijo), e inventará que não encontrou o corpo de José (Juliano Laham), antecipa o Purepeople. Após venderem o irmão, os pastores de ovelhas alegam que o filho preferido de Jacó foi devorado por um animal, mas o primogênito acaba surpreendido com pedido do pai em poder enterrar o herdeiro.
Ao lado dos demais irmãos e na tenda do pai, Rúben, cauteloso, mente para o pai. "A gente procurou por todos os lugares possíveis nos últimos dias e... nem sinal do corpo do José", diz o amante de Bila (Patricia França) emocionando Jacó que dirige seu olhar aos outros dez de 13 filhos. "Tem que ter algum lugar que vocês ainda não procuraram. Tem que ter algum vestígio, alguma coisa do José", responde, inconformado, o neto de Abraão (ZéCarlos Machado).
"Os filhos baixam a cabeça e nada respondem. Jacó então chama o nome de Judá (Thiago Rodrigues), esperançoso de que ele lhe dê alguma esperança", pede o texto citando o pastor que teve a iniciativa da venda de José. "Judá olha uma vez para o pai e se sente extremamente culpado ao ver sua aflição. Seus olhos também enchem de lágrimas e não suportando encarar o pai, ele baixa o olhar", prossegue o script da novela da Record TV.
Segurando o choro, o irmão de José, Rúben e Simeão (Igor Cotrim) também não entrega a verdade. "A gente procurou por toda parte. Não vamos encontrar ele", afirma Judá, que decide um pouco depois deixar o acampamento. A fala é a gota d'água de esperança de Jacó.
"Jacó então murcha e assente. Ele desvia o olhar dos filhos", indica o texto do folhetim que apresenta sete fases e reúne mais de 400 atores. "Já que é assim... não há mais nada a fazer. Não precisam mais procurar", fala o patriarca aliviando os filhos. "Podem ir", pede o idoso. "Judá sai rapidamente na frente, como se não suportasse mais ficar ali. Os irmãos vão saindo. No olhar perdido de Jacó", completa o roteiro.
Já no Egito e antes de José chegar àquele país, Asenate (Letícia Almeida) por pouco não vai para a cama com Teruel (Amaurih de Oliveira). A egípcia e futura mulher de José acaba flagrada pela mãe, Selemina (Kacau Gomes) em trajes íntimos com o soldado. Depois, Selemina encara a filha e a apavora ao ameaçar contar o que viu para Pentephres (Nando Cunha), pai da jovem.