Com estreia prevista para janeiro, a novela "Gênesis" marca o retorno de Rafaela Sampaio à TV. Na produção bíblica dividida em sete fases e com mais de 250 atores, a atriz vai interpretar Naamá na juventude, dividindo o papel com Cássia Linhares. Na história, a jovem se apaixona por Noé (Bruno Guedes/Oscar Magrini) e deixa a cidade de Enoque por conta desse amor depois que o construtor da arca for colocado para fora do vilarejo pelo pai, Lameque (Jayme Periard). Mas ao Purepeople, Rafaela nega que teria uma atitude igual à de sua personagem.
"Sou uma pessoa muito apegada a família e não imagino minha vida sem ela. Viver um grande amor é algo que quero muito, mas gostaria de compartilhar essa felicidade com minha família também", afirma. "Mas entendo ela fugir, vivendo nas condições que ela vive talvez eu fizesse o mesmo. Não aguentaria viver nas condições que ela viveu, em uma sociedade com poligamia, com a mulher sendo tratada como objeto, com a violência sendo algo 'normal'", pondera.
"E Noé a trata totalmente diferente de outros homens e, por isso, ela se apaixona", completa se referindo a uma época em que as mulheres eram vistas como mera propriedade. Naamá é descrita como uma garota de temperamento forte, destemida, amorosa e esquentada. "Acredito que essa atitude seja, talvez, um mecanismo de defesa, como um muro que ela ergueu por conta da sociedade que vive. E essa característica de ser amorosa e a determinação dela é algo que temos em comum", destaca Rafaela, que na novela "Topíssima" deu vida a Gabriela.
Para sua terceira novela baseada no Livro Sagrado, a atriz passou pelos mais variados workshops, dividindo experiências com Cássia Linhares, que assume o papel após passagem de tempo "Tivemos a oportunidade de aprender desde como faziam pão naquela época, até como utilizar ferramentas e as etapas para construir a Arca", lista. "Deu para a gente entender como foi difícil construir a Arca com aquelas ferramentas da época. Era um trabalho demorado e desgastante, então com essa vivência conseguimos trazer por exemplo esse 'cansaço' para a Naamá. Nessas horas vemos como uma serra elétrica faz falta", diverte-se.
Já vista em "Os Dez Mandamentos" (2015), Rafaela indica os desafios prazerosos que uma personagem da Bíblia lhe trazem. "O texto é muito mais difícil de decorar, só para acertar a pronúncia dos nomes dos personagens você fica dias tentando. Muitas palavras não são utilizadas no nosso vocabulário, não pode usar gírias e nem botar cacos (improvisos)", explica. A atriz só será vista por dois capítulos e gravou todas as cenas (tanto nos estúdios do Rio como em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, e Ponta Grossa, no Paraná) antes da pandemia, que suspendeu os trabalhos por cinco meses.
Crescida em família com forte ligação para as artes, a irmã mais velha, Juliana Sampaio, é soprano e professora de canto, Rafaela estreou na carreira aos 3 anos. "Era algo tão prazeroso para mim que não via como um trabalho e sim como uma brincadeira. Fazia teatro e sempre me divertia muito, amava tanto que trazia para dentro de casa as brincadeiras teatrais. E graças a Deus sempre tive o apoio da minha família o que foi muito importante", destaca.
E com o período de isolamento, a atriz conseguiu voltar mais para si. "Passei a cuidar de mim, do meu corpo e da minha saúde, melhorei minha alimentação e faço exercícios com frequência, algo que não fazia antes da pandemia", enumera. E Rafaela recorreu a Juliana para a realização de um sonho profissional. "Tive algumas aulas de canto com minha irmã. Nesse ano comecei a ter um grande interesse em musicais Tenho muita vontade de fazer, então comecei a estudar da maneira desde já", finaliza.
(por Guilherme Guidorizzi)