Na novela "Gênesis", os irmãos de José (Juliano Laham) decidem que irão inventar a sua morte depois de tê-lo vendido como escravo a um grupo de mercadores. O plano parte de Levi (Gustavo Rodrigues), mas Naftali (Ricardo Vianna) logo pondera. "O pai (Jacó, Petronio Gontijo) nunca vai acreditar... seja qual for o motivo da morte, ele vai querer saber como a gente sabe disso e não fez nada pra impedir", aponta em roteiro obtido pelo Purepeople.
José terá causado a revolta dos irmãos após ser alçado ao posto de primogênito pelo pai. Isso o leva a ser espancado por Rúben (Felipe Cunha) e, depois, atirado em um buraco. "Então não tem jeito... vamos ter que contar a verdade", diz Judá (Thiago Rodrigues). Nesse momento, Issacar (Patrick Sampaio) tem uma ideia.
"E se a gente disser que achou a túnica de José no meio do caminho? Manchamos ela de sangue e levamos pro nosso pai", afirma. "E o pai mesmo vai concluir que alguma fera do campo devorou José", reforça Simeão (Igor Cotrim), o assassino de Siquém (Marcelo Filho), convencendo Rúben, que não participou da venda de José, ficando furioso ao descobrir a atitude dos irmãos. Eles, então, decidem levar o plano adiante.
Logo em seguida, eles pegam um cabrito e matam o animal para simular o sangue de José e depois molham a túnica do irmão com o líquido. Após um tempo, Diná (Giovanna Coimbra) avisa, entusiasmada, que os irmãos estão de volta do campo. "Chegaram mais cedo dessa vez!", festeja Jacó, sem desconfiar a notícia que receberá.
"Jacó sai da tenda e fica ali esperando os filhos chegarem. Diná ao seu lado. Os dois em expectativa observando os rapazes de aproximarem", pede o script da trama bíblica, que na segunda-feira (30) chega a última fase. E não demora para o patriarca notar a ausência do filho preferido. "Tá vendo José?", questiona.
"Os filhos de Jacó continuam se aproximando com semblante abatido, desesperançado. Jacó ainda procura por José entre eles, até que chegam e param próximos a Jacó, que ainda sorri. A expressão dos filhos diante do pai, é de dor, culpa e pesar. Ninguém responde. Eles abrem o caminho e Rúben, que caminhava mais atrás, vem se aproximando de Jacó com a túnica de José manchada de sangue, nas mãos", prossegue o texto.
"Jacó vê a túnica, mas ainda não compreende o que está acontecendo. Rúben com cara de enterro, para diante do pai, mas mantém a cabeça baixa sem coragem de encarar Jacó. Ele olha para os filhos estranhando e depois para Rúben. Nesse momento Rúben olha para o pai com grande pesar. Jacó o questiona com o olhar. Rúben mostra a túnica manchada de sangue. Jacó olha para a túnica nas mãos de Rúben e aos poucos, vai se dando conta do que aconteceu", completa o roteiro.