Na novela "Gênesis", Diná (Giovanna Coimbra) não vai engolir a história da "morte" de José (Juliano Laham), que deixa Jacó (Petronio Gontijo) totalmente transtornado. A única irmã do futuro governador do Egito vai confrontar Rúben (Felipe Cunha), primogênito do pastor de ovelhas. "O que realmente aconteceu com José?", questiona a herdeira de Lia (Ingra Lyberato) antecipa o Purepeople. As cenas fariam parte do capítulo 120, porém nesta noite quando começa a última fase irá ao ar o de número 160.
Furioso por ver José assumir a primogenitura entre os irmãos, Judá (Thiago Rodrigues) convence Simeão (Igor Cotrim) e companhia a vender o filho mais velho de Raquel (Thais Melchior) como escravo. "Rúben chega à sua tenda, angustiado, tentando segurar o choro, até que não consegue mais e extravasa. Tempinho nele chorando e Diná entra ali com o rosto molhado de lágrimas. Ao perceber que ela está entrando, Rúben disfarça e enxuga as lágrimas", pede o roteiro.
"O que aconteceu com o nosso irmão, Rúben?", pergunta a jovem. "Só achei a túnica dele", responde o filho mais velho de Lia já dando as costas para a irmã, que praticamente repete a pergunta. "O que você quer dizer com isso, Diná?", reage o amante de Bila (Patricia França) fazendo a irmã chorar ainda mais.
Nervosa, a sobrinha de Raquel (Giselle Tigre) pressente a mentira: "Por favor Rúben, me diz a verdade... Vocês fizeram alguma coisa com José, não fizeram?". "Você tá louca...", reage o irmão de Simeão e Judá. "Diná parte para cima de Rúben, batendo no peito dele, angustiada, querendo uma resposta", prossegue o script do folhetim bíblico.
"Fala Rúben! O que vocês fizeram com ele? Fala!", exige Diná, sendo contida e amparada pelo irmão mais velho. "Não pode ser verdade, Rúben... José não morreu", fala a jovem. "Rúben, sem aguentar a culpa e a angústia, a abraça forte e chora com ela", continua o texto.
Depois, a família insiste no assunto. "O que realmente aconteceu na vinda de vocês para cá? Quero saber os detalhes. Como vocês encontraram a túnica?", indaga Bila. "A gente quer entender", reforça Diná. Mentindo e simulando pena do irmão, Simeão relata: "A gente tava apascentando o rebanho em Dotã. Judá e eu fomos buscar água e vimos a túnica à certa distância".
"De início a gente não sabia que era isso, é claro. Mas quando chegamos perto, vimos que era uma túnica muito parecida com a de José. Levamos até Rúben, mas ele também não sabia dizer se era dele ou não", mente. "Então achamos melhor voltar mais cedo pra perguntar pro pai", prossegue na conversa que é interrompida pela notícia do sumiço de Jacó.