Na novela "Gênesis", Judá (Thiago Rodrigues) vai se despedir do pai, Jacó (Petronio Gontijo), ao deixar o acampamento hebreu, antecipa o Purepeople. O patriarca só permite que o filho vá embora após Zilpa (Karina Barum) lhe convencer. Até lá, Jacó faz de tudo para reverter a decisão de Judá e até afirma que lhe passará a primogenitura em cenas que começam a ir ao ar na semana que vem.
Judá resolve abandonar a família cansado de mentir para o pai em relação à José (Juliano Laham). Na despedida, Jacó se emociona e questiona o filho: "Você sabe a dor que tá me causando, não sabe?". "Sei. Mas eu tenho a impressão que se eu ficar vou acabar machucando o senhor ainda mais", afirma o pastor que teve a ideia de vender o irmão a um mercador como escravo acrescentando que quer ir embora imediatamente.
"Então vou mandar alguns dos servos te acompanharem. Leva alguns animais pra...", propõe Judá. "Não, pai. Eu já disse que quero me estabelecer sozinho. Por favor, pai. Não insiste. Deixa eu fazer do meu jeito", reforça o irmão de Simeão (Igor Cotrim) e Diná (Giovanna Coimbra) alegando não poder aceitar a ajuda do pai.
Jacó até insiste, Judá nada diz e o patriarca assente. "Que seja. Se você quer desbravar o mundo sozinho, que desbrave o mundo sozinho. Não é muito. Só alguns siclos de prata pra você começar no seu novo lugar. Até eu, quando saí de casa, tinha um pouco de azeite comigo. Meu filho também vai ter", garante o neto de Abraão (ZéCarlos Machado) entregando ao herdeiro um colar.
"Jacó coloca o cordão em Judá. Em seguida, ele pega um dos cajados e o entrega. Judá passa os dedos na 'cabeça' do cajado e sorri triste. Jacó vai até um pequeno baú perto de sua cama e tira lá de dentro um selo (esse selo tem um pequeno desenho de um homem lutando com outro)", pede o roteiro sobre o objeto que tem o símbolo da família.
Nisso, Judá até tenta não receber o presente, mas é em vão. "Por onde você for, nunca se esqueça quem você é, de onde veio e a vida que te espera quando você voltar", reforça Jacó no folhetim bíblico que está em sua sétima fase emocionando o filho, que pergunta: "E se eu quiser esquecer?".
"Você é meu filho. Seja lá o que for que tenha acontecido pra você se sentir assim e independentemente do que venha a acontecer, nada nunca vai mudar isso", frisa o patriarca, emocionado e beijando Judá. "Se você tem que ir, vá. Mas saiba que sua casa é aqui. Quando quiser voltar, se precisar voltar, se se arrepender... volta. Eu vou estar aqui esperando por você", garante. "Que Deus te abençoe e te proteja. Que Ele te ajude a encontrar o que você procura", finaliza.