Afonso (Romulo Estrela) vai repreender Amália (Marina Ruy Barbosa) por ela ter avançado em Catarina (Bruna Marquezine) nos próximos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". As duas rivais quase saem no tapa quando a ex-plebeia conclui que foi a vilã que armou para ela ser presa acusada de bruxaria por dom Bartolomeu (Stênio Garcia). A ruiva só escapa de ser atirada na fogueira porque Agnes (Mel Maia), incentivada por Selena (Marina Moschen), usa seus poderes e consegue entrar na mente do inquisidor e da ex-comerciante. A informação é do colunista de TV Daniel Castro nesta sexta-feira (19).
Diante do novo rei de Montemor e acusada por Amália, Catarina se faz de vítima. A essa altura ela já escapou de morrer de peste e, em surto, declarou seu amor pelo soberano. A sós, o casal começa a bater boca. "Me explica direito que briga foi aquela!", exige o irmão de Rodolfo (Johnny Massaro). A ruiva tenta se explicar para o monarca. "Foi ela, Afonso! Só pode ter sido Catarina quem chamou dom Bartolomeu para Montemor! Ela viajou e passou a noite fora na véspera de ele chegar!", afirma. Afonso, no entanto, não acredita muito no que a mulher lhe diz. "Catarina não tinha condições de viajar, ainda estava se recuperando da peste", alega.
Nervosa, a ex-vendedora de caldos insiste com o marido, por quem foi salva de morrer queimada em outro plano da vilã. "Ela foi a Brúnis! E também colocou o livro de magia na casa onde morei! Catarina queria me ver na fogueira!", acusa. Mesmo assim, Afonso segue ponderando. "Fique calma, Amália! São acusações muito sérias! Eu vou investigar o que realmente aconteceu. Mas enquanto não tivermos provas, eu quero que você mantenha a calma. Discutir com Catarina pelos corredores do castelo não é uma atitude digna de uma rainha. Mais que isso: não é uma atitude digna de você", afirma.
Ao mesmo tempo, Catarina vibra em conversa com Lucíola (Carolina Ferman) por ter tirado do sério a rival. "Agora sim, Amália mostrou que não passa de uma feirante rude e grosseira. Adorei o escândalo! Quanto mais destemperada, melhor! Dessa forma, Afonso verá que ela não tem condições de ser rainha", festeja. A serviçal pede para a patroa, no entanto, não comemorar vitória antes do tempo. "Amália pode não ter modos, mas é esperta. A suspeita de que foi vossa alteza quem chamou o inquisidor está correta", diz. "Mas ela não tem prova alguma contra mim e está visivelmente transtornada, o que tira a credibilidade do que diz", finaliza Catarina.
(Por Guilherme Guidorizzi)