Novamente, Amália (Marina Ruy Barbosa) vai correr risco de morte nos próximos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". Dessa vez, a mocinha vai ser capturada pelo dom Bartolomeu (Stênio Garcia) ao ser acusada por Catarina (Bruna Marquezine) de bruxaria e ser a responsável por trazer a peste a Montemor. A doença vai matar o pai da ruiva e Saulo (João Vithor Oliveira) e deixar a vilã entre a vida e a morte. As cenas vão ao ar a partir do dia 21 na trama medieval e quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro nesta quinta-feira (10).
A princesa põe seu novo plano em prática quando procura por Bartolomeu, um caçador de feiticeiras, alegando que a rival enfeitiçou o novo rei, Afonso (Romulo Estrela). Convencido pela megera, o novo personagem do folhetim decide perseguir a mãe de criação de Levi (Tobias Carrieres). Bartolomeu e Amália se veem pela primeira vez quando a ex-vendedora de caldos defende uma mulher que está sendo acusada de bruxaria, sem motivos. "Quem é o senhor?", questiona a garota para o forasteiro. "Dom Bartolomeu, o inquisidor da Cália. E se há alguma bruxa nesse reino, eu irei descobrir sua identidade. E depois, puni-la através do fogo", avisa o novo personagem da novela das sete. Durante o surto da peste, Rodolfo (Johnny Massaro) simula ter contraído a doença, mas acaba desmascarado pelo irmão.
Como forma de incriminar Amália, Catarina coloca um livro de bruxarias no antigo casebre da rival. Isso aumenta a perseguição de Bartolomeu e ele recorre ao exemplar para prender a ruiva. E não demora muito para o caçador abordar a jovem. "O que o senhor quer?", pergunta ela, que a essa altura já terá despertado a paixão em Gregório (Danton Mello). "Sua confissão! Você está presa por culto ao maligno e bruxaria!", dispara em tom de acusação. Assustada, a ex-plebeia tenta se defender: "O senhor não tem prova alguma contra mim!". Nesse momento, Bartolomeu exibe o livro plantado pela vilã. "Então explique onde conseguiu esse livro, sua bruxa", acusa. "Eu nunca vi esse livro em minha vida!", responde. Mas o inquisitor continua em suas acusações. "Pode negar o quanto quiser, mas esta é a prova que você é uma feiticeira! Este livro foi encontrado na casa onde esta mulher morava. Um conhecido livro de feitiços, que só as bruxas mais perigosas possuem!", reforça.
O caçador de bruxas continua acusando Amália e ordena aos seus assistentes. "Você pode ter enganado a todos até agora, mas a mim não engana! Acabou. Eu irei libertar Montemor da sua influência maligna. Podem levá-la!", dispara. Enquanto isso, Afonso não vai estar no reino porque terá viajado para conseguir, pelo conselho de reis, que Bartolomeu seja mandado embora de Montemor. Dessa forma, não chega a tempo de evitar a prisão da ruiva.
(Por Guilherme Guidorizzi)