Afonso (Romulo Estrela) vai impedir que Amália (Marina Ruy Barbosa) parta para cima de Catarina (Bruna Marquezine) nos próximos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". A briga da ex-plebeia e da princesa quase acontece quando a ruiva descobre que foi presa acusada de bruxaria em plano da vilã. A mulher do atual rei só escapa de ser jogada na fogueira graças aos poderes de Agnes (Mel Maia). A bruxinha é incentivada por Selena (Marina Moschen) a ler a mente de dom Bartolomeu (Stênio Garcia), que obriga Amália a dizer um trecho da Bíblia sem errar nada, para ajudar a ruiva. A informação é do colunista de TV Daniel Castro nesta quinta-feira (17).
Logo depois de evitar ser jogada no fogo, Amália conclui ter sido vítima da rival, que já tentou se livrar dela ao provocar incêndio em um casebre, e procura pela serviçal da vilã. "Brumela (Isadora Ferrite), preciso da sua ajuda... Você sabe me dizer se Catarina saiu do castelo em algum momento durante a peste?", questiona. "Teve uma noite... A princesa Catarina ainda se recuperava, quando a vi deixando o castelo em uma carruagem. E só voltei a vê-la no dia seguinte", responde a empregada recordando quando a princesa foi contaminada pela peste. Não demora muito para Amália esbarrar na princesa má em um dos corredores do palácio. "Foi você, não foi?', pergunta, revoltada. Cínica, a megera simula não saber de nada: "Do que você está falando, Amália?".
A mulher de Afonso, então, acusa Catarina: "Eu sei que foi você quem chamou o inquisidor e plantou o livro de bruxaria na minha casa!". Revoltada, a ruiva segue em suas acusações. "Confesse, desgraçada! Foi você quem armou tudo isso!", dispara. Falsa, a princesa má volta a fingir que não está entendendo nada: ""Acalme-se, Amália. Você está muito abalada!". A ex-comerciante não se abala e continuando protestando contra a rival. "Você mal conseguiu disfarçar a sua cara de prazer ao me ver amarrada, prestes a ser queimada pelo inquisidor!", afirma.
E a troca de farpas entre as duas continua. "Isso é uma calúnia! Afaste-se, Amália! Você está falando com a princesa de Artena", protesta a assassina de Constantino (José Fidalgo). Nesse momento, a ex-plebeia afirma que a rival fez isso para se livrar dela e poder ficar com Afonso. Não satisfeita, parte para cima da vilã e a agarra pela roupa. O rei chega e intervém. "Você nunca se conformou com o fato de Afonso me amar. Mas você nunca o terá! Eu lhe prometo, Catarina, se você...", garante deixando o marido sem entender nada: "Amália! Você enlouqueceu?!". "Foi ela, Afonso! Catarina chamou o inquisidor!", aponta a ruiva. Novamente cínica, a vilã reage dissimulada: "Afonso... Ela está me acusando de coisas horríveis". O soberano chama a atenção da mulher. "O que deu em você, Amália?!", pergunta. "Minha paciência acabou! Ela é uma fingida!", finaliza. Catarina enxuga lágrimas fingidas e dá um sorriso de comemoração.
(Por Guilherme Guidorizzi)