Félix, Ivan, Ramona e mais! Você lembra dos personagens LGBTQIA+ mais marcantes de novelas?
Atualizado em 2 de junho de 2023 12:00
Publicado em 30 de junho de 2022 17:51
Por Nathalia Duarte | Notícias dos famosos, celebridades do esporte e TV
Fã de música pop e latina. Gosta de filmes e séries 'escondidas' na Netflix e de memes de subcelebridade.
Ao longo dos anos, a demanda por personagens LGBTQIA+ na televisão foi aumentando. Graças à abertura do assunto em novelas, temas mais sensíveis sobre a comunidade pode ser abordado nas famílias brasileiras. Confira a galeria com alguns personagens LGBTQIA+ marcantes.
Veja os personagens LGBTQIA+ mais marcantes da dramaturgia brasileira Interpretada por Claudia Raia, Ramona foi a primeira personagem trans na TV Ramona apareceu em 'As Filhas da Mãe', em 2001 Personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) faziam parte da novela 'Amor e Revolução', do SBT, e foram o primeiro beijo homossexual Félix, de 'Amor à Vida', ganhou a simpatia do público
Veja + após o anúncio

O Mês do Orgulho LGBTQIA+ traz a reflexão sobre a representatividade de personagens assumidamente queers em novelas. Seja com beijo entre casais do mesmo sexo, ou com personagens e atores trans, aos poucos, a televisão abre espaço para discussões mais profundas e entra na casa do brasileiro. Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Abaixo, listamos alguns personagens LGBTQIA+ marcantes em novelas brasileiras

Primeiro beijo homossexual em novelas foi na TV Tupi

O primeiro beijo homossexual entre duas personagens de novela aconteceu na extinta TV Tupi, em 1963. A novela era "A Calúnia" e a cena, o primeiro passo de um marco para a comunidade LGBTQIA+, não tem registros e foi protagonizada pelas atrizes Vida Alves e Geórgia Gomide.

Entrada da temática trans na TV foi através de Claudia Raia

Claudia Raia foi uma das primeiras personagens trans na TV. Em "As Filhas da Mãe", de 2001, Ramona chegava ao Brasil após fazer a cirurgia de transição de gênero. O público não recebeu bem a personagem. Foi só em 2011, dez anos depois, que as novelas voltaram a mostrar casais LGBTQIA+.

SBT surpreende com beijo homossexual em novela

O primeiro beijo de personagens homossexuais no SBT aconteceu em 2011. As personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) faziam parte da novela "Amor e Revolução". O beijo durou quase um minuto e gerou repercussão na época.

Novelas ganham mais representatividade

A partir de então, a entrada de personagens e casais aumentou. Um dos mais memoráveis e que ganhou foi o casal Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), em "Amor à Vida", 2013. A história dos personagens foi construída ao longo da novela e, com isso, a torcida pelo casal aumentava a cada capítulo. No dia do beijo, o público comemorou como um gol em Copa do Mundo.

Em contrapartida, as personagens de Fernanda Montenegro e Nathália Timberg foram reprovadas pelo público em "Babilônia", 2015. Logo no primeiro episódio, elas deram um beijo que foi bastante criticado, o que fez com que cenas de afeto entre as duas fossem cortadas.

Carol Duarte trouxe o diálogo sobre a transição de gênero para o grande público em "A Força do Querer", em 2017. Mesmo sendo uma atriz cis, fazendo o papel de um homem trans, Carol conseguiu tratar com o respeito devido o tema. O questionamento da comunidade LGBTQIA+ sobre esse personagem específico era se o certo não seria um ator trans interpretar o papel.

Também em 2017, "Malhação: Viva a Diferença" chegava para tratar de diversos assuntos tidos como polêmicos pela sociedade. A novela foi um sucesso, ganhando, até, uma série após a transmissão na TV aberta. Giovanna Grigio e Manoela Aliperti interpretaram Samantha e Lica e foram bastante shippadas pelos telespectadores.

E falando em atores e atrizes trans. Glamour Garcia foi bastante celebrada ao interpretar Britney em "A Dona do Pedaço", 2019. Pelo papel, a atriz ainda conseguiu ganhar premiações importantes da televisão brasileira.

Atualmente, Silvero Pereira interpreta o personagem Zaquieu, no fenômeno "Pantanal". Na fazenda, o personagem não esconderá sua orientação. Porém, sofre com alguns ataques homofóbicos.

Sobre
Claudia Raia
Claudia Raia
Claudia Raia revela apoio da mãe ao posar nua para a 'Playboy' aos 17 anos: 'Feminista e uma mulher libertária, mas eu travei'
11 de maio de 2024 16:41
Todos os itens
Palavras-chave
Famosos brasileiros Entretenimento Principais notícias TV Novelas
Sobre o mesmo tema
Há 17 anos, essa atriz de 'Pedaço de Mim' interpretou uma das personagens mais marcantes de 'Malhação'. Lembra dela?
Há 17 anos, essa atriz de 'Pedaço de Mim' interpretou uma das personagens mais marcantes de 'Malhação'. Lembra dela?
10 de julho de 2024
Nem Luma e Mavi, nem Rudá e Viola: 3 histórias polêmicas de 'Mania de Você' prometem enlouquecer você na 2ª fase da novela
Nem Luma e Mavi, nem Rudá e Viola: 3 histórias polêmicas de 'Mania de Você' prometem enlouquecer você na 2ª fase da novela
25 de setembro de 2024
Notícias similares
Emiliano Queiroz fez parte da primeira novela da Globo. Quais atores de 'Ilusões Perdidas' estão vivos e quais já partiram?
Emiliano Queiroz fez parte da primeira novela da Globo. Quais atores de 'Ilusões Perdidas' estão vivos e quais já partiram?
4 de outubro de 2024
Nem Fernanda Torres, nem Gloria Pires: Globo já tem Odete Roitman de 'Vale Tudo' 2025. Saiba quem levou a disputa!
Nem Fernanda Torres, nem Gloria Pires: Globo já tem Odete Roitman de 'Vale Tudo' 2025. Saiba quem levou a disputa!
11 de outubro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias