O Mês do Orgulho LGBTQIA+ traz a reflexão sobre a representatividade de personagens assumidamente queers em novelas. Seja com beijo entre casais do mesmo sexo, ou com personagens e atores trans, aos poucos, a televisão abre espaço para discussões mais profundas e entra na casa do brasileiro. Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Abaixo, listamos alguns personagens LGBTQIA+ marcantes em novelas brasileiras
O primeiro beijo homossexual entre duas personagens de novela aconteceu na extinta TV Tupi, em 1963. A novela era "A Calúnia" e a cena, o primeiro passo de um marco para a comunidade LGBTQIA+, não tem registros e foi protagonizada pelas atrizes Vida Alves e Geórgia Gomide.
Claudia Raia foi uma das primeiras personagens trans na TV. Em "As Filhas da Mãe", de 2001, Ramona chegava ao Brasil após fazer a cirurgia de transição de gênero. O público não recebeu bem a personagem. Foi só em 2011, dez anos depois, que as novelas voltaram a mostrar casais LGBTQIA+.
O primeiro beijo de personagens homossexuais no SBT aconteceu em 2011. As personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) faziam parte da novela "Amor e Revolução". O beijo durou quase um minuto e gerou repercussão na época.
A partir de então, a entrada de personagens e casais aumentou. Um dos mais memoráveis e que ganhou foi o casal Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), em "Amor à Vida", 2013. A história dos personagens foi construída ao longo da novela e, com isso, a torcida pelo casal aumentava a cada capítulo. No dia do beijo, o público comemorou como um gol em Copa do Mundo.
Em contrapartida, as personagens de Fernanda Montenegro e Nathália Timberg foram reprovadas pelo público em "Babilônia", 2015. Logo no primeiro episódio, elas deram um beijo que foi bastante criticado, o que fez com que cenas de afeto entre as duas fossem cortadas.
Carol Duarte trouxe o diálogo sobre a transição de gênero para o grande público em "A Força do Querer", em 2017. Mesmo sendo uma atriz cis, fazendo o papel de um homem trans, Carol conseguiu tratar com o respeito devido o tema. O questionamento da comunidade LGBTQIA+ sobre esse personagem específico era se o certo não seria um ator trans interpretar o papel.
Também em 2017, "Malhação: Viva a Diferença" chegava para tratar de diversos assuntos tidos como polêmicos pela sociedade. A novela foi um sucesso, ganhando, até, uma série após a transmissão na TV aberta. Giovanna Grigio e Manoela Aliperti interpretaram Samantha e Lica e foram bastante shippadas pelos telespectadores.
E falando em atores e atrizes trans. Glamour Garcia foi bastante celebrada ao interpretar Britney em "A Dona do Pedaço", 2019. Pelo papel, a atriz ainda conseguiu ganhar premiações importantes da televisão brasileira.
Atualmente, Silvero Pereira interpreta o personagem Zaquieu, no fenômeno "Pantanal". Na fazenda, o personagem não esconderá sua orientação. Porém, sofre com alguns ataques homofóbicos.