Ivana (Carol Duarte) vai se descobrir trans na novela "A Força do Querer". Depois de admitir sua orientação sexual e começar a tomar hormônios para iniciar a mudança de sexo, a filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) vai estranhar que continua interessada em Cláudio (Gabriel Stauffer), com quem terminou o namoro após perder a virgindade.
"Você está mudando de gênero, não de sexualidade. São coisas diferentes. Você tem amigos que são homens e que são gays, não tem? As pessoas nascem homens ou nascem mulheres. Mas a sexualidade delas pode estar dirigida para pessoas do mesmo sexo ou para pessoas de sexo diferente. Homens e mulheres podem ser héteros ou podem ser gays", dirá a psicóloga Eva (Ester Jabloski).
"Se você completar essa travessia, será um trans homem gay", completará a profissional. As cenas vão ao ar na última semana de 2020 na trama de Gloria Perez levada ao ar entre abril a outubro de 2017. A previsão é que o folhetim fique na grade até março, quando "Amor de Mãe" deve retornar para a programação e exibir os 23 capítulos restantes, com o sequestro de Lurdes (Regina Casé).
Decidida a fazer a transição, Ivana vai procurar informações sobre hormônios masculinos na internet e começar a tomar as injeções sem procurar aconselhamento com uma endocrinologista. Simone (Juliana Paiva) vai repreender a prima pela atitude e a alertará que é "perigoso".
"Peguei uns vídeos na internet, ensinando como é que consegue e como é que toma. Gente que passou pela mesma coisa, eles fazem vídeos compartilhando a experiência deles. Falam tudo, a dosagem que tem de tomar e o que a pessoa sente depois de cada aplicação", dirá. "Eu passei a vida escondida dentro de um corpo que não é meu. A única coisa que eu quero é corrigir isso", alegará a jovem, salva de uma surra por Nonato (Silvero Pereira).
Confusa depois de injetar a primeira dose de hormônio, Ivana dirá que não se sente diferente: "Tomei a dose e fico no espelho procurando as mudanças. Estou igual, mas não estou mais igual porque agora eu sei o que eu sou. Não tenho mais aquela angustia que eu tinha. Tenho ansiedade, muita ansiedade. Mas é como se tivesse saído um peso de cima de mim". Ao lembrar da conversa com a psicóloga, Ivana ficará chocada ao descobrir sua sexualidade: "Eu sou gay".
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)