Na novela "Pantanal", Zaquieu (Silvero Pereira) será vítima de comentários homofóbicos assim que se mudar para o Pantanal ao lado da patroa, Mariana (Selma Egrei). Cansado das humilhações por ser homossexual, o mordomo resolve deixar a fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira). Por sua vez, o fazendeiro passará a apresentar um cansaço repentino para desespero de Filó (Dira Paes).
Fiel escudeiro de Mariana, Zaquieu fará de tudo para se adaptar à vida no meio da fauna e da flora, porém não será nada fácil. Filho de criação de José Leôncio, Tadeu (José Loreto) será o que mais irá encarnar em Zaquieu por conta de sua orientação sexual.
"Só queria saber se há algo com o que eu deva me preocupar?", pergunta ao querer sair para dar um passeio pela região pantaneira. E o filho de Filó alfineta de novo o mordomo. "Emperiquitado desse jeito o maior perigo é de um pavão ficar com ciúme! (...) As cobras aqui são um perigo... Até pra quem gosta!", provoca, segundo o site oficial da novela das nove.
+ Marcelo é filho de Tenório na novela 'Pantanal'? Ele e Guta ficaram juntos no final da 1ª versão?
E as provocações vão se repetir até que Zaquieu resolve ir embora da fazenda ao pegar a chalana de Eugênio (Almir Sater). É bom lembrar que no original o mordomo acaba sendo acusado de matar Tenório (Antonio Petrim, em 1990), o fazendeiro assassinado por Alcides (Angelo Antonio, na primeira versão).
Antes de partir, Zaquieu deixa uma carta para a patroa. "Este lugar é maravilhoso, de fato, mas eu não posso dizer que foi um paraíso para mim. Eu esperava enfrentar alguma resistência, mas, confesso, que não esperava causar tamanho desconforto pelo simples fato de ser quem eu sou...", dispara.
"Eu passei a vida inteira sendo motivo de chacota: alvo das piadas de mau gosto, dos apelidos, das gozações... Foram tantos anos interpretando o papel deste mordomo gay, que está ali para todos rirem e apontarem o dedo, que eu aceitei que a única forma para eu fazer parte do mundo deles era me tornando a piada que eles tanto queriam (...) Acontece que eu sou uma pessoa, não uma piada", completa.