A cantora e compositora Rita Lee morreu aos 75 anos no final da noite desta segunda-feira (8) em sua casa, São Paulo após enfrentar um câncer de pulmão, diagnosticado em 2021. Considerada a "rainha do rock brasileiro", a artista, escritora e ativista havia sido homenageada no "Altas Horas" no mês passado. Na ocasião, foi filmada pelo marido, Roberto de Carvalho, acompanhando a atração pela TV.
Em fevereiro, Rita Lee foi internada em hospital de São Paulo durante tratamento contra a doença. Em abril de 2022, a artista revelou ter ficado curado do tumor pulmonar, a quem deu um apelido curioso. O velório da cantora e compositora será no Planetário do Parque do Ibirapuera e aberto aos fãs.
Em seguida, o corpo da artista nascida no último dia de 1947 e que vendeu mais de 55 milhões de discos será cremado. Essa é mais uma grande perda para o meio artístico em 2023. A família da compositora compartilhou uma nota em rede social. "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou"
"O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira, dia 10, das 10h às 17h. De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos", diz o comunicado.
Uma das maiores artistas da música popular brasileira, Rita Lee Jones foi incentivada desde cedo pela mãe, a italiana Romilda Padula, a estudar piano e a cantar ao lado das irmãs. A carreira começaria aos 16 anos em um trio feminino, batizado de Teenage Singers, e não demoraria para ser descoberta por Tony Campello. Em seguida, Rita passou pelo grupo de rock Six Seded Rockers.
Foi ele quem após algumas mudanças se transformou em Os Mutantes, que impulsionaria a carreira de Rita, ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Na Tropicália, o conjunto fez parceria com Gilberto Gil e Caetano Veloso em festivais de música nos anos 1960.
Em 1970, Rita gravou o primeiro disco como solista, e passou a integrar o grupo Tutti Frutti. No final daquela década, a artista lançou um álbum repleto de sucessos, como "Chega Mais" e "Doce Vampiro". A partir daí, a cantora empilhou hits, como "Baila Comigo", "Lança Perfume" e "Saúde".
Entre tantos prêmios, Rita venceu em 2001 o Grammy Latino, e em 2022 foi homenageada com o troféu de Excelência Musical. Conquistou ainda o Prêmio Sharp de Música, o Troféu Imprensa, e o da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Durante a carreira, a artista lançou quatro dezenas de discos, sendo 34 como solista.
Se lançou ainda como apresentadora de TV e rádio, foi vista em novelas como "Vamp", "Celebridade" e "Top Model", em filmes como "Fogo e Paixão" e "Durval Discos". Rita Lee ainda escreveu uma série de livros como "Amiga Ursa" e duas autobiografias, uma delas lançada este ano.
Na vida pessoal, deixa três filhos - Beto, João e Antônio - frutos do casamento com Roberto de Carvalho, com quem se casou em 1996, 20 anos após relacionamento tanto na vida como na carreira.