Rita Lee, de 75 anos, recebe neste sábado (15) uma homenagem no "Altas Horas" de Serginho Groisman, na Globo, pelas seis décadas de carreira completados esse ano. A atração batiza o seu palco com o nome da artista, intérprete de "Doce Vampiro" e outros hits atemporais. A homenagem ocorre cerca de dois meses após uma nova internação de Rita.
Mas o que tem Rita Lee? Clicada recentemente em casa durante momento de relax, a "rainha do rock brasileiro" foi diagnosticada em 2021 com um tumor no pulmão esquerdo após passar por exames de rotina. Na ocasião, a equipe médica constatou que se tratava de um tumor primário e iniciou o tratamento com radioterapia e imunoterapia.
Sem perder o bom humor, Rita deu um apelido ao tumor pulmonar, e, posteriormente, apareceu pela primeira vez com os cabelos curtos. A essa altura, em abril passado, a artista revelou estar "100% curada". "Foi uma estrada bem esburacada, mas ela conseguiu atravessar", classificou seu filho Beto ao jornal "O Globo".
Alguns meses antes, Rita foi franca ao comentar o diagnóstico. "Fiz um pacto com o Criador de que ia segurar a barra de ter um câncer no pulmão. Mas fácil não é (...). Quantas vezes não disse que teria de pagar algum pedágio da vida? Era um sopro atrás do outro: 'Pare de fumar. Você fuma desde os 22 anos, pare agora'. Era como uma luz que acendia no fundo da mente", relatou.
Após a internação de fevereiro, Roberto de Carvalho, seu companheiro de vida e de palcos, acalmou os fãs de Rita afirmando se tratar de uma rotina para exames.
Graças à tecnologia, Rita pode, de casa, conferir toda a gravação. O "Altas Horas" recebeu Luísa Sonza, Céu, Fernanda Abreu, Paulo Ricardo, Manu Gavassi, Tom Zé, Tico Santa Cruz, Paula Toller, Tiago Iorc e Zezé Motta, além de Beto Lee e da banda que acompanhava a mãe, aposentada dos shows.