Alain Delon morreu serenamente, um dia após a morte de Silvio Santos. Na madrugada deste domingo (19), seus três filhos, Alain-Fabien, Anouchka e Anthony, enviaram um comunicado à AFP para anunciar sua morte. "Alain-Fabien, Anouchka, Anthony e também Loubo, têm a imensa tristeza de anunciar a partida de seu pai", diz a nota.
"Ele faleceu pacificamente em sua casa em Douchy, cercado por seus três filhos e sua família, estrelas tão queridas ao seu coração", declararam conjuntamente no documento. Loup e Liv, as duas filhas de Anthony Delon, também estiveram presentes com o avô que tanto amavam e com quem passaram muito tempo nos últimos meses - recorde aqui outros famosos que também já morreram em 2024.
Sofrendo de câncer, um linfoma de crescimento lento, Alain Delon sempre expressou o desejo de morrer no lugar que mais amava no mundo: sua casa em Douchy, no Loiret. E seu desejo foi respeitado. Mas este desejo não foi o único.
O Guepardo também pediu para ser enterrado em sua propriedade perto de seus cães e medidas foram tomadas durante sua vida. Neste domingo, 18 de agosto, o subprefeito do Loiret falou à AFP para falar um pouco mais sobre o andamento deste último desejo de Alain Delon.
"Há muito tempo que o senhor Delon manifestava o seu desejo de ser enterrado no local (em Douchy, nota do editor) e iniciava procedimentos administrativos para o efeito. A prefeitura de Loiret tinha dado um acordo de princípio. Estes elementos devem ser confirmado pela abordagem da família, incluindo a certidão de óbito. A abordagem da família ainda não foi feita, tendo a morte ocorrido há pouco tempo", disse Christophe Hurault, contactado por telefone pela AFP.
"Os agentes funerários estão no local, os gendarmes também estão lá para garantir a segurança do local, não posso dar uma ideia dos números porque se espera que aumentem durante o dia", acrescentou.
Construído durante o Primeiro Império, que se tornou um centro de férias da SNCF na década de 1950, o Château de La Brûlerie então "queimou", segundo o prefeito Abel Martin. "Alain Delon arrasou o castelo para torná-lo sua propriedade atual", segundo ele. Mantendo apenas dependências, o casal formado na época por Alain Delon e Mireille Darc criou um lago no local do castelo, no meio de um gigantesco parque de várias dezenas de hectares rodeado por altos muros. Por dentro, Alain Delon manteve-se discreto, só se sabia na aldeia que ali mandara construir um cinema.
Apesar de se ter estabelecido na Suíça na década de 1980, foi com Rosalie van Breemen, mãe dos seus dois filhos mais novos, que o ator lá se fixou novamente. Anouchka e Alain-Fabien também nasceram em Gien (Loiret) na década de 1990.
Alain Delon manifestou o desejo em intervenções mediáticas de ser enterrado nesta propriedade, com os seus cães. "Eu sei que ele quer ser enterrado aqui. Ele falou sobre isso com o prefeito anterior e ele notificou a prefeitura", disse o atual prefeito à AFP, lembrando que "há regras" e que isso requer "autorização da prefeitura". Tendo, portanto, sido dada uma autorização de princípio pela prefeitura, desejando os filhos de Alain Delon respeitar a sua vontade, não há mais razão para Alain Delon não descansar na sua fortaleza.