Selena (Marina Moschen) vai ser coroada rainha da Lastrilha no último capítulo da novela "Deus Salve o Rei", no ar segunda-feira (30). A essa altura, a guerreira vai ter descoberto ser filha de Otávio (Alexandre Borges) e o vilão perdido a vida em confronto com Afonso (Romulo Estrela). Em seu discurso, a amiga de Agnes (Mel Maia) vai pedir que a liberdade e paz tomem conta do reino. Um pouco antes, a guerreira impede a morte de Amália (Marina Ruy Barbosa), que por pouco não vai levar uma pedrada de Catarina (Bruna Marquezine). "Esse é o início de um novo tempo para Lastrilha! Um tempo em que o medo e a opressão darão lugar à tolerância e à esperança. Que a liberdade seja a nossa única guia, hoje e sempre!", discursa Selena.
Depois de tentar matar pelo menos três vezes a arquirrival e meia-irmã, Catarina não vai escapar de um castigo. A hoje foragida de Montemor será recapturada e voltará ao reino com as mãos amarradas. Mãe de uma menina que será criada por Augusto (Marco Nanini), uma vez que seu pai, Otávio, também morre, a megera é julgada em praça pública. Vão depor contra ela além de Amália e Afonso, o próprio pai de criação, Diana (Fernanda Nobre), a quem tentou matar, e Lucíola (Carolina Ferman), sua cúmplice. A criada decide entregar os podres da rainha má ao perceber que foi enganada por ela e por sua mãe, Brice (Bia Arantes). Catarina é condenada e morta na forca.
Desde o início da trama medieval, a rainha má mostrou que não é flor que se cheire. O ódio e inveja que sente por Amália a fizeram trancar a feirante em um casebre e, em seguida, botar fogo no local. A ruiva só escapou da morte porque Afonso chegou a tempo. Logo depois, Catarina se aproveitou do surto de peste que se alastrou no reino para acusar a filha de Martinho (Giulio Lopes), uma das vítimas da doença, de ser a responsável pela epidemia. A intenção era que Amália fosse considerada bruxa e, assim, punida com a fogueira. Mas a plebeia escapou de novo de morrer. Agora graças a Agnes, que leu sua mente e a fez citar um versículo da Bíblia. Não satisfeita, a vilã mandou Diana matar Constantino (José Fidalgo), com quem chegou a se relacionar e explodiu a mina do reino. No atentado, além de deixar Montemor à beira da falência espalhou mortes. Por fim, fez Delano (Jaedson Bahia), a quem tentou tirar a vida, assassinar o alquimista que fabricou a pólvora fabricada na explosão.
(Por Guilherme