Os crimes cometidos a mando de Catarina (Bruna Marquezine) vão ser descobertos nos últimos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". Depois de ser julgada, a rainha má será condenada e morta na forca na trama medieval que chega ao fim dia 30. Em cenas que vão ao ar semana que vem, Romero (Marcello Airoldi) diz que Lucíola (Carolina Ferman) vai ser ouvida no julgamento da vilã. Quando fica frente a frente com Augusto (Marco Nanini), pai de criação da megera, a criada e cúmplice conta tudo o que sabe.
Entre as vilanias cometidas por Catarina ao longo do folhetim, ela manteve o próprio pai preso em uma torre, tentou matar duas vezes Amália (Marina Ruy Barbosa) e ordenou a morte de Constantino (José Fidalgo), além de ter provocado a explosão na mina de Montemor. Praticamente ao mesmo tempo, a vilã se encontra com Otávio (Alexandre Borges), pai do seu filho, e depois persegue a feirante, de quem é rival desde o começo da novela. Em mais uma reviravolta, Catarina deve descobrir que é irmã por parte de pai de Amália. Em um primeiro momento, ela fica sabendo pela mãe, Brice (Bia Arantes), que seu pai verdadeiro foi um artesão. Essa foi a profissão exercida por Martinho (Giulio Lopes), pai da ruiva.
Embora rejeite a mãe e até a ameace com a fogueira, a rainha má vai recorrer à feiticeira para deixar o castelo de Montemor onde está presa. Brice faz um feitiço e Catarina assume o corpo de Lucíola e vice-versa. A magia só não impede a troca de vozes. Mesmo assim, a vilã consegue disfarçar ao passar por Romero. Já na casa da mãe, Catarina mostra não ter aprendido a lição. Ela ordena que a bruxa mate Afonso (Romulo Estrela). "Quero que você mate quem me fez tanto mal", dispara. "Você está falando de Amália?", rebate a feiticeira. "Não! Eu quero que você mate Afonso", manda a vilã. O mocinho apesar disso escapa da morte e ganha um final feliz com a feirante.
Na outra ponta da novela quem também vai encontrar a felicidade é Lucrécia (Tatá Werneck). Ao ter uma série de enjoos, ela conclui que está grávida de Rodolfo (Johnny Massaro), seu ex-marido, ao conversar com si mesma no espelho. "Esse seu sono que nunca passa? Meu Deus! Não percebe o que está bem na sua frente? É óbvio que nós estamos grávidas", diz a imagem da ex-noviça refletida no objeto. "Vou ser mãe", festeja a sobrinha de Margô (Cristina Mutarelli).
(Por Guilherme Guidorizzi)