Anderson Silva é o nome que todo mundo quer ouvir na noite deste sábado (31) como campeão da luta entre ele e Nick Diaz, no combate principal do UFC 183, que vai acontecer em Las Vegas, nos Estados Unidos. A volta do curitibano ao octógono será transmitida pela Globo após a programa "Altas Horas", do apresentador Serginho Groisman.
O atleta está afastado dos ringues desde que perdeu para o americano Chris Weidman, na madrugada do dia 29 de dezembro de 2013. O astro do MMA não só saiu derrotado como fraturou a perna esquerda ao golpear o adversário. "Brasil, sinto muito. Não queria ter desapontado vocês, dei o meu melhor, eu juro", lamentou ele em sua conta pessoal do Twitter. Abaixo, você confere o seu primeiro treino em Las Vegas para a disputa com Nick Diaz.
'É 100% a paixão pelo que faço. Não consigo me ver fazendo outra coisa'
Após a lesão, Anderson deixou o Brasil em choque com as imagens de seu acidente e a pergunta que todos faziam era se "o campeão voltaria a lutar". Nos Estados Unidos, o brasileiro passou por uma série de cirurgias e tratamentos até chegar à fisioterapia. "A primeira pergunta dele no pré-operatório foi: 'Quando eu posso treinar?'. Após a intervenção cirúrgica, o lutador repetiu a pergunta algumas vezes", relembrou o médio Steven Sanders.
O primeiro treino de Spider foi em fevereiro, quase um mês e meio depois de sofrer a grave lesão. Ele fez musculação e treinou alguns golpes. Esse foi o início da retomada do curitibano ao octógono. "É 100% a paixão pelo que faço. Não consigo me ver fazendo outra coisa, ao menos por enquanto. Não apenas lutar e sim treinar", afirmou ele em sua página do Facebook. Na mesma rede social, o atleta fez mistério sobre uma nova revanche com Weidman. "Eu não estou preocupado com isso agora. Agora meu foco é ficar bom e 100% na minha recuperação. Quero ficar bom!", relativizou.
Spider pensa em se aventurar pelas dramaturgias e filmes
O norte-americano e o brasileiro já haviam protagonizado um combate em julho do mesmo ano do acidente, em 2013. Na ocasião, Weidman nocauteou Anderson no segundo round e se tornou o primeiro lutador a vencer o sulista dentro do UFC. A vitória deu o direito do adversário se tornar dono do cinturão, que pertencia ao curitibano desde 2006.
Nos 13 meses em que ficou de repouso, Spider pôde refletir sobre o rumo em que daria e os novos caminhos que poderia seguir. Com 39 anos, 84 kg e 1,87 de altura, o atleta resolveu se dedicar à sétima arte. Ele começou a fazer aulas de teatro e a desenvolver suas habilidades artísticas. Em 2014 chegou até a integrar o elenco do filme "Até que a Sorte nos Separe 2" e também participou da série norte-americana "NCIS: Los Angeles". No futuro, ele pensa em ser escritor e já prepara um seriado policial.
Em 36 lutas oficiais disputadas por Anderson Silva, o Homem-Aranha brasileiro venceu inacreditáveis 30 combates, tendo apenas 6 derrotas. Spider conseguiu o cinturão pela primeira vez (vídeo abaixo) após vencer Rich Franklin, em 14 de outubro de 2006. Ele defendeu o troféu de 2006 até 2013, contabilizando 11 defesas - perdendo a última para Weidman. O que o Purepeople e os brasileiros desejam ao maior atleta dos octógonos mundiais é muita sorte e precisão em seu retorno.