![](https://static1.purepeople.com.br/articles/2/14/44/2/@/118813-anderson-silva-580x326-1.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
Anderson Silva vai continuar sem o cobiçado cinturão de melhor lutador do UFC. Em um final totalmente inesperado, o brasileiro perdeu a luta revanche contra Chris Weidman, na madrugada de domingo (29) após sofrer uma fratura na perna esquerda. Weidman e Anderson se enfrentaram pela primeira vez em julho deste ano, no UFC 162. Na ocasião, o americano nocauteou Spider no segundo round e se tornou o primeiro homem a superar o brasileiro dentro do UFC, conquistando o cinturão que pertencia ao brasileiro desde 2006. "Brasil sinto muito não queria ter desapontado vocês dei o meu melhor, eu juro", lamentou no twitter na manhã de domingo, Anderson Silva.
Anderson tinha o favoritismo e chegou a receber muitas mensagens de apoio de muitos famosos pelas redes sociais. O lutador chegou sorridente ao octógono MGM Grand Garden Arena para o UFC 168, em Las Vegas (EUA). Os holofotes estavam todos sobre ele. Ele parou na saída do vestiário, agachou-se e refletiu. O público o ovacionou com aplausos e incentivos.
No segundo round, Anderson tentou desferir um chute em Chris Weidman, mas acabou fraturando a tíbia (mais conhecido como osso da canela) e foi ao chão. Sentindo muita dor, ele deixou o octógono de maca, com a perna imobilizada e foi direto para o hospital. Como Anderson não tinha mais condições de continuar o duelo, Weidman foi declarado vencedor por nocaute técnico. O americano, então, manteve o título peso-médio (até 84kg)
Anderson saiu do octógono e foi encaminhado direto para o University Medical Center. O atleta sofreu uma cirurgia para reconstituição da tíbia esquerda que demorou aproximadamente três horas. A previsão inicial é que o atleta fique em observação por 24h no Centro Médico Universitário, em Las Vegas. Em comunicado oficial, o UFC classifica a intervenção cirúrgica como 'um sucesso'. "Após o que aconteceu na noite de sábado (28) no UFC 168, o ex-campeão Anderson Silva foi levado para um hospital local em Las Vegas, onde passou por uma cirurgia para recuperar a perna esquerda quebrada. A operação, conduzida pelo dr. Steven Sanders, cirurgião ortopédico do UFC, foi um sucesso. Foi inserida uma haste intramedular na tíbia esquerda de Anderson. A fíbula quebrada foi estabilizada e não requer uma cirurgia separada. Anderson permanecerá um curto tempo no hospital, mas não precisará de nenhuma operação adicional neste momento. O tempo de recuperação para essas lesões pode variar entre três e seis meses", afirma o comitê, garantindo que apersar de estar profundamente chateado, Anderson está feliz com as manifestações de apoio dos fãs e de toda a comunidade do MMA.
Esta foi a sexta derrota na carreira de Anderson Silva num total de 39 combates. Já Weidman permanece invicto por 11 lutas. "Gostaria de dizer que não importava o que acontecesse hoje, ele ainda é o melhor de todos os tempos. Ele merece muito que Deus o abençoe. Eu esperava que ele viesse chutar forte, e eles machucam muito mesmo. Não gostaria que ele se machucasse dessa maneira, mas isso é parte do esporte. A defesa desse chute é uma das coisas que eu vinha trabalhando, mas é claro que não era o meu objetivo quebrar a perna dele", disse Weidman em entrevista ainda dentro do octógono.
Em três meses de preparo, Anderson Silva diminuiu os 16% de gordura corporal para apenas 8% graças a sua dedicação. O lutador chegou a perder 6kg de gordura e ganhou 5kg de massa muscular graças a um cardápio com muitas frutas, pães integrais, claras de ovos, shake de proteínas e carboidratos complexos, como a batata-doce. Além da dieta rígida, o atleta intensificou o treino para não cometer deslizes. spider também ficou concentrado em um hotel durante o Natal para resistir às tentações. "Gigante pela própria natureza... Estampei esta frase na camiseta oficial #GoSpider... a guerra é nossa", publicou horas antes da luta. "A guerra só faz sentido quando temos uma boa causa, Deus e família em primeiro lugar", postou homenageando os filhos.