Meghan Markle optou por um vestido de cady de seda e de mangas compridas para seu casamento com o príncipe Harry neste sábado (19) em Windsor, na Inglaterra. A peça foi assinada por Clare Waight Keller, primeira mulher a dirigir a grife Givenchy e teve auxílio da noiva, que deixou à mostra um pouco dos ombros. O véu de 5 metros de comprimento foi confeccionado em tule de seda e teve flores bordadas à mão em fios de organza e seda - cada uma das flores representa 53 países do Commonwealth.. A atriz americana usou ainda uma tiara com mais de 100 diamantes e que pertenceu à avó da Rainha Elizabeth II, Maria de Teck, e bracelete e brincos da Cartier. Harry e Meghan estão juntos desde junho de 2016, porém o relacionamento só foi assumido em setembro do ano passado. O buquê de Meghan ficou a cargo de Philippa Craddock e reuniu algumas flores do jardim do Palácio de Kensington, entre elas a Miosótis (em inglês, forget-me-not), preferida de Lady Di, que, segundo um comunicado oficial enviado neste sábado, foi escolha do próprio príncipe na véspera do casamento como forma de homenagear a mãe. E o sapato escolhido pela atriz foi baseado em modelo da Givenchy.
Já o noivo optou pelo traje militar e escolheu o irmão, o príncipe William, como seu padrinho. O príncipe George e a princesa Charlotte, sobrinhos do noivo, foram alguns dos pajens e daminhas de honra do casamento. A noiva foi conduzida ao altar pelo sogro, o príncipe Charles. A cerimônia na capela de St. George foi celebrada pelo reverendo David Conner, deão de Windsor. Enquanto Justin Welby, arcebispo de Canterbury e líder espiritual da Igreja Anglicana, recebeu os votos matrimoniais diante dos 600 convidados. Horas antes de subir ao altar, o filho de Charles ganhou novos títulos de nobreza. A partir de agora, Harry também será chamado de Duque de Sussex, Conde de Dumbarton e Barão Kilkeel. Já Meghan será chamada apenas de "Sua Alteza Real Duquesa de Sussex". Além dos 600 convidados, 2.640 pessoas receberam convites para acompanhar o casamento nos jardins do palácio de Windsor.
O cronograma prevê um almoço oferecido pela rainha Elisabeth II, e uma recepção a cargo do pai do noivo. O pai da noiva, Thomas Markle, não participou do casamento da filha porque foi submetido a uma cirurgia cardíaca ao longo da semana. "Sempre me importei com meu pai e espero que lhe deem o espaço que ele precisa para se concentrar em sua saúde", afirmou Meghan em comunicado. Ao mesmo tempo circularam notícias que ele teria armado falsos flagras com fotógrafos e resolvido não ir ao casamento da filha.
Um dia antes de oficializar a união com a atriz americana, o filho da princesa Diana descartou nervosismo. "Estou relaxado, é claro. Estou muito animado...Mal posso esperar", declarou quando interagiu com admiradores da Família Real. Durante o período de namoro e noivado, o casal optou por programas caseiros como forma de driblar os paparazzi. Em entrevista, a nova integrante da Família Real recordou como viu o príncipe pela primeira vez. "A única coisa que perguntei antes do encontro foi se ele era simpático. Se não fosse, não faria sentido conhecê-lo", contou. Já o irmão do príncipe William admitiu que não conhecia a atriz, protagonista do seriado "Suits". "Nunca tinha ouvido falar dela e pedi mais pormenores sobre Megan para à amiga", afirmou. Há cerca de um mês circulou a informação que Harry havia perdido 4.5 quilos com a ajuda da nutricionista Gabriela Peacock. O noivo reduziu a ingestão de álcool e aumentou a quantidade de exercícios físicos.
A ideia inicial era que Meghan e Harry iriam embarcar para a Namíbia, na África. Porém, a lua de mel vai ficar para depois porque o casal daqui a três dias participa das comemorações do 70º aniversário do príncipe Chrles. Essa deverá ser a primeira aparição pública do novo casal e está marcada para o Palácio de Buckingham. Há cerca de um mês circulou a informação que Harry havia perdido 4.5 quilos com a ajuda da nutricionista Gabriela Peacock. O noivo reduziu a ingestão de álcool e aumentou a quantidade de exercícios físicos.
(Por Guilherme Guidorizzi)