A culinarista e apresentadora de TV Palmirinha Onofre morreu aos 91 anos nesta manhã de domingo (7) por volta das 11h20. "Vovó Palmirinha" como era conhecida estava internada desde o dia 11 de abril em decorrência de problemas renais crônicos. A informação foi confirmada pela família da culinarista pelas redes sociais. Na véspera, o meio artístico havia perdido o humorista Eraldo Fontiny, aos 41 anos, em outra grande perda para a TV em 2023.
Palmirinha ficou conhecida ao participar em 1994 do "Programa Silvia Poppovic" (Band), mas sua projeção maior se deu no "Note & Anote", da Record TV, onde ficou por cinco anos ao lado de Ana Maria Braga, que se despediu da parceira de televisão. Na sequência, a culinarista migrou para a TV Gazeta, tendo um quadro de gastronomia no "Mulheres" e apresentando o "TV Culinária".
Em 2020, ela havia dado um susto nos fãs ao ser internada e postou vídeo para agradecer a preocupação dos "amiguinhos", como se referia aos admiradores. Palmirinha passou ainda pelo Fox Life e GNT, e lançou livros e revistas com suas receitas. A apresentadora tinha três filhas, seis netos e seis bisnetos. Ainda não há informações a respeito de velório e sepultamento.
"A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre (...). Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada", diz trecho da nota.
"Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava. Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida", acrescenta o comunicado postado no Instagram.
Além da família e fãs, famosos também lamentaram a morte de Palmirinha. "Querida ! Doce e amada Palmirinha! Te amamos", escreveu Tatá Werneck. "Meus sinceros sentimentos. Que Deus a receba num abraço doce e fraterno. Um grande exemplo de ser humano", afirmou Silvia Abravanel.
"Descanse em paz", desejaram Ary Fontoura e Anna Rita Cerqueira. "Que tristeza enorme no meu coração. Uma das pessoas mais especiais que conheci. Com sua luta e trabalho levou amor através da sua arte. Que Deus ilumine sempre. Obrigado pelo carinho da sua amizade. Sempre te amarei. A família meu carinho eterno", completou Edu Guedes.
"Que pena perder você (...). Como viver sem você? Tão sábia e humilde na sua caminhada de superação. Que mulher linda. Vai com Deus, querida!", lamentou Sonia Abrão.