A Globo vem reprisando a segunda versão da novela "Cabocla" (2004) no "Edição Especial". É a chance de rever o trabalho de alguns atores que já partiram, entre eles um artista que pode ser visto também na nova reapresentação de "Alma Gêmea" (2005/2006), carta do "Vale a Pena Ver de Novo". Esse veterano morreu enquanto gravava uma novela no horário nobre da emissora carioca.
Mas você sabia que outro querido ator do elenco de "Cabocla" teve, infelizmente, uma morte trágica em janeiro de 2016 aos 62 anos? Estamos falando de Antônio Pompêo, um dos maiores ativistas da cultua negra, cujo corpo foi encontrado na sua casa em Guaratiba, em Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O artista que havia estreado na TV em "Senhora", novela de 1975 na Globo, fez uma participação especial em "Cabocla", mas na primeira versão do clássico de Benedito Ruy Barbosa, em 1979. Até 2013, ano de seu último trabalho na TV com "Balacobaco", foram cerca de 25 papéis.
Além da Globo, Pompêo trabalhou na Manchete e na Record. O ator participou da versão original de "Sinhá Moça" (1986), dos remakes de "Mulheres de Areia" (1993), "A Viagem" (1994) e "Pecado Capital" (1998), além de "O Outro" (1987), "Chamas da Vida" (2008) e da versão brasileira de "Rebelde" (2011).
Na época da morte, pessoas próximas ao artista, natural de São José do Rio Pardo (São Paulo), relataram tristeza nele pela falta de trabalhos. Houve a suspeita de um infarto fulminante. Ainda ocupou cargo na diretoria da Fundação Palmares e esteve na versão para o cinema de "Xica da Silva" e "O Xangô de Baker Street".
Se há quase nove anos nos despedíamos de Antônio Pompêo, esse ano de 2024 três queridas atrizes das novelas saíram de cena. No dia 29 de janeiro, um câncer tirou a vida de Jandira Martini. Cinco meses depois morreram Jacqueline Laurence e Ilva Niño.