A história da criação do mundo, mais de 250 atores no elenco e a releitura de algumas passagens bíblicas em sete fases. Assim será a novela "Gênesis", que a Record TV estreia dia 19 de janeiro na faixa das nove substituindo "Amor Sem Igual", que exibe na semana que vem o conturbado casamento de Fernanda (Bárbara França).
O novo folhetim inspirado no Livro Sagrado será o oitavo do gênero iniciado em 2015 com "Os Dez Mandamentos" - isso sem contar cinco minisséries (como "Lia", de 2018) e um seriado ("Milagres de Jesus"). O Purepeople antecipa alguns detalhes da novela, a primeira a estrear na TV brasileira após o começo da pandemia do coronavírus.
Com algumas sequências feitas no Rio Grande do Sul e no Marrocos - essas cenas no exterior foram interrompidas por conta do surto de Covid-19 em março - "Gênesis" é escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro e conta com direção geral de Edgard Miranda (responsável por novelas da emissora como "Máscaras", de 2012). A emissora promete abordar grandes milagres e brigas em família ao longo dos capítulos.
A primeira fase vai abordar a criação da Humanidade com Adão (Carlo Porto) e Eva (Juliana Boller) e seus filhos, entre eles Caim (Eduardo Speroni), Abel (Caio Manhete) e Tila (Anna Rita Cerqueira ), que ao lado das irmãs se sentirá rejeitada pelo pai. Na sequência, o telespectador será levado para Noé (Bruno Guedes/Oscar Magrini) e o dilúvio, através da construção da arca e como ele conquistou Naamá (Rafaela Sampaio/Cássia Linhares). Depois virá a Torre de Babel.
A trajetória de Abraão (Zécarlos Machado) será conhecida na quarta fase. O "pai da fé" é casado com Sara (Adriana Garambone) e recusa a ideia de ter filhos que não seja com ela. Os dois só se tornam pais na velhice, de Isaque, depois que Sara convence o marido a tentar gerar herdeiros com Agar (Hylka Maria), sua serva.
Isaque e Rebeca é o tema da quinta fase. Depois, um dos filhos deles, Jacó. E, por fim, José do Egito. A história do filho preferido do pai de Israel já foi contada em formato de minissérie em 2013. Na época, chamou atenção que alguns atores foram vistos na produção bíblica e no primeiro capítulo da novela "Pecado Mortal".
A lista de 250 atores divididos nas sete fases terá estreantes na emissora e nomes vistos com frequência em produções do canal desde a retomada da dramaturgia em 2004. Alguns personagens terão mais de um intérprete, uma vez que haverá passagens de tempo dentro de uma mesma fase. "Gênesis" contará com Carolina Oliveira, Rafaela Sampaio, Fernando Roncato, Vicky Valentim, Bárbara França, Daniel Dancin e Pérola Faria, que precisou raspar o cabelo para viver uma rainha do Egito.
Selma Egrei, Giuseppe Oristânio, Cássia Linhares, Jayme Periard, Iran Malfitano, Flávia Monteiro, Leonardo Medeiros, Bianka Fernandes, Jéssika Alves, Fernando Pavão, Marcos Winter, Jorge Pontual, Carla Marins, Ingra Lyberato, os irmãos Beth Goulart e Paulo Goulart Filho, Julianne Trevisol, Henri Pagnoncelli, Felipe Cunha e Vinícius Redd entre outros também serão vistos.
Quem também está confirmada é Monica Carvalho, que em entrevista ao Purepeople lamentou que a preparação para a novela venha ocorrendo à distância. Por conta da gravidez da primeira filha, Talita Younan precisou deixar "Gênesis". A atriz daria vida a Liba na terceira fase da produção ao lado de nomes como Pablo Morais e Francisca Queiroz.
(por Guilherme Guidorizzi)