Novela "Gênesis": a rivalidade entre os irmãos Jacó (Miguel Coelho) e Esaú (Cirillo Luna) chegará às últimas consequências e por pouco o ruivo não repetirá Caim (Eduardo Speroni). Após um novo salto no tempo, a trama bíblica chega a sexta (e penúltima fase) e mostrará o ruivo tentando matar o gêmeo. Mas Rebeca (Barbara França/Martha Mellinger) se joga na frente de Jacó para evitar a tragédia, em cenas que irão ao ar dia 8.
A atitude impensada do marido de Judite (Juliana Lohmann) ocorre quando ele descobre que o pai, Isaque (Guilherme Dellorto/Henrique Pagnoncelli), o abençoou em seu lugar, permitindo, assim, que Jacó seja o líder do acampamento. A própria Rebeca aproveita que Isaque, que estará com a visão turva, abençoe o filho mais novo com a demora de Esaú, que estará bêbado. E quando descobrir que perdeu seu lugar, esbraveja: "Eu te mato".
O genro de Uriala (Marcela Barrozo ) só não acerta uma flecha na direção do futuro marido das irmãs Bila (Mirella Sabarense/Alana Lopes/ Patrícia França) e Zilpa (Lina Mello/Karina Barum), e Raquel (Thais Melchior /Giselle Tigre) e Lia (Bruna Perdigão/Michele Batista/Ingra Liberato) - esta vítima de maus-tratos desde a infância - porque a mãe o impede. "Por favor, se afaste. Nem um passo a mais, está me ouvindo?", ordena Rebeca, que quase morreu em ataque de fúria de Abimeleque (Leonardo Franco).
Só que Esaú estará disposto a tudo. "Sai da minha frente, mãe. Acha mesmo que vai me impedir de fazer qualquer coisa? Você é uma traidora igual a ele. Melhor sair da frente ou vai se machucar", ameaça o neto de Abraão (Rafael Sun/Vitor Novello/Zé Carlos Machado). Mas a filha de Betuel (Roberto Bomfim) decide proteger Jacó mesmo assim. "Não saio. Para fazer mal a Jacó, primeiro vai ter que fazer mal a mim. Se é assim, então vem. Pode vir", afirma.
Só aí que Isaque surge, atraído pelos gritos, e defende o caçula. "Você não vai fazer absolutamente nada com Jacó. Eu te proíbo, ouviu?", crava o futuro avô de José (Juliano Laham). "Então eu quero saber o que você vai fazer com ele, pai. Já que meu irmão te enganou, se fez passar por mim e roubou a minha bênção", pergunta o também marido de Basemate (Paula Jubé). "É isso mesmo. Jacó é um enganador, um trapaceiro. Enganou a mim e a nosso pai. Tomou o que era meu", acusa.
Mas Isaque pega a todos de surpresa ao enfrentar o antes filho favorito. "O que eu tinha para fazer com Jacó, já o fiz. O abençoei. E quero todos os servos homens e valentes fazendo guarda da tenda dele. Ai de você se tentar qualquer coisa contra o seu irmão, Esaú", dispara.