No último capítulo de 'Alma Gêmea ', Serena (Priscila Fantin ) entende porque sente o sopro no coração e comenta com Rafael (Eduardo Moscovis ). Na sequência, os dois morrem.
Em 'Alma Gêmea', Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) terão um fim trágico. O botânico será baleado por Cristina (Flávia Alessandra ) ao se colocar na frente da amada. Na sequência, a mestiça terá um ataque fulminante e morrerá ao lado do corpo do mocinho.
O início da tragédia ocorrerá dentro da mansão. Mesmo fraca, Serena arrastará Rafael para fora da casa. "Eu não quero ir agora, eu não posso ir. Não quero ficar longe de você. Eu te amo", dirá ele. Será neste momento que Serena sentirá uma pontada. "Eu entendi, Rafael. O sopro no coração existe porque o meu coração não suporta te perder. Era esse o mistério. Agora eu sei qual é a minha missão", dirá a jovem.
Quase sem vida, Rafael ficará confuso. "Missão?", questionará ele, confuso. "Eu voltei para te esperar e ir com você, meu amor. Juntos para sempre. Eu te amo", explicará Serena, que perderá a vida em seguida.
Vale ressaltar que, após a morte do casal, a novela mostrará os dois em vidas passadas, cujo intuito é esclarecer que um é alma gêmea do outro, e, juntos, viveram experiências e lutas diferentes.
Outro ponto interessante é que Walcyr Carrasco, autor da obra, escreveu finais diferentes. Em um deles, Serena sobreviveria ao ataque fulminante e cuidaria de todos os bens de Rafael, inclusive do roseiral.