O começo do ano uma época recorrente na busca por cirurgias plásticas por conta do período de férias e recesso de muitas pessoas. E quais são os procedimentos em alta em 2022?
Segundo a cirurgiã-plástica pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) Dra. Larissa Samudjo, as operações estéticas mais buscadas em 2021 e que devem seguir como destaques no novo ano são aquelas que priorizam a harmonia em relação ao corpo, fugindo de uma aparência muito artificial.
As próteses de silicone, por exemplo, ficaram menores e com formato mais natural. "Houve, sim, uma moda de silicones de tamanhos maiores, mas é algo desconfortável para fazer atividade física e, com a menopausa, há a tendência de a mulher engordar e, com isso, a mama fica cada vez maior, gerando desconforto para se vestir e se exercitar, por exemplo", explica a médica.
"Claro, ainda há quem queira a mama bem-marcada, que pareça silicone mesmo. Normalmente são mulheres mais jovens, e realmente é uma questão de gosto", completa.
Procedimento muito procurado por diferentes celebs, a lipo HD ou lipo LAD (lipoaspiração em alta definição) também deve se manter entre as mais procuradas, especialmente por mulheres que já têm uma rotina fitness. "Elas buscam a lipo HD porque querem enaltecer o seu corpo já malhado. É, realmente, um procedimento indicado para quem já é magro e quer melhorar o visual deixando-o mais marcado", opina.
Dra. Larissa também aponta uma salto no número de explantes de silicone: a cirurgia cresceu 33% entre as brasileiras, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica.
No rosto, a correção das pálpebras para retirada de pele deram um "boom" em 2021 e devem continuar em alta neste ano. "Aumentaram muito por conta do uso das máscaras", conta a médica.
"Vemos as pessoas criando coragem e dizendo que, 'depois de quase 2 anos, estou ansiosa para sair, me mostrar, fazer atividades físicas e quero estar me sentindo bem com meu corpo. Eu mereço!', elas dizem", relata a médica.
Finalmente, a cirurgiã destaca a importância de cada procedimento ser focado nas necessidades individuais de cada pessoa e aliado a uma rotina saudável de exercícios e cardápio equilibrado.
"Lembrando sempre que a cirurgia não substitui o cuidado com alimentação e atividades físicas e só uma boa consciência e prática de cuidados não excluem a cirurgia plástica, porque há resultados que são impossíveis de serem alcançados sem a cirurgia plástica", garante a especialista.