Esqueçam a harmonização facial, preenchedores e plásticas para potencializar a beleza: a moda do momento é a Quiet Beauty, técnica queridinha de famosas como Grazi Massafera e Xuxa , que é adepta de muitos procedimentos estéticos de uma só vez, para manter seus rostos e corpos mais bonitos e naturais.
Com um movimento cada vez maior de famosas removendo preenchedores do rosto, como Gracyanne Barbosa e mais recentemente Scheila Melo, a Quiet Beauty se opõem ao uso excessivo de procedimentos estéticos invasivos, como preenchimentos faciais, botox e cirurgias plásticas, que podem gerar complicações e insatisfação com os resultados.
Desta forma, além das já citadas, Wanessa Camargo e até estrelas internacionais, como Julia Roberts , Hailey Bieber , Kendall Jenner , Sandra Bullock , Sofia Vergara, e Sofia Richie, tem se cuidado e prezado por intervenções que priorizem o bem-estar e a autenticidade, com a ajuda e lasers, peelings ou outros métodos.
Para falar e entender mais sobre o Quiet Beauty, o Purepeople recebeu aspas do dermatologista Igor Manhães, da clínica Les Peaux, que detalhou a técnica que tem ganhado força e recebeu o apoio recente de cerca de 2 mil dermatos, que lançaram um abaixo-assinado durante o Congresso Médico de Estética Avançada (MAAC).
O termo veio se popularizando nos últimos anos, assim como o Quiet Luxury, já conhecido por muita gente. Mas, embora algumas pessoas acreditem ter o mesmo propósito, o Dr. Igor Manhães nos explica sua principal diferença:
"Os termos 'Quiet Luxury' e 'Quiet Beauty' têm em comum a ideia de sofisticação discreta, porém se aplicam a áreas diferentes. Enquanto 'Quiet Luxury' se refere a um estilo de vida e moda que valoriza a elegância sem ostentação, com escolhas de vestuário e acessórios que priorizam qualidade e minimalismo, 'Quiet Beauty' foca na estética e na saúde da pele, promovendo um visual que valoriza a autenticidade e a simplicidade", garante o médico.
Para dar vida ao Quiet Beauty, os profissionais tem à disposição várias técnicas pouco invasivas, como indica Igor Manhães: "Lasers para melhorar qualidade da pele e manchas; ultrassom microfocado para efeito lifting leve; os bioestimuladores com efeito na flacidez; biorremodeladores teciduais, que renovam a pele com efeito glow, antes nunca visto; Toxina botulínica, com efeito mais natural sem congelar a expressão; e preenchedores somente para realçar alguma qualidade, sem efeito volumizador".
Muito se fala na 'padronização de rostos' imposta pelos preenchedores, em especial a harmonização facial, que divide opiniões na internet. Para o dermatologista Igor Manhães, a principal queixa de pessoas que passaram por tais procedimentos é sobre o exagero.
"Sem dúvida, o principal é o efeito exagerado, quando se adota o termo harmonização facial. O uso indiscriminado de grandes volumes de ácido hialurônico não valoriza características de cada um e acaba padronizando todos os adeptos, não harmonizando. Já se estabeleceu um preconceito ao preenchimento no nicho Quiet Beauty: ninguém quer ter aquele bocão, grandes bochechas e mandíbulas masculinizadas, em exagero", diz o médico.
Para suprir as necessidades do público, mas prezando pela naturalidade, o Quiet Beauty dispõe de técnicas que substituem até mesmo cirurgias plásticas super invasivas: "Nos tratamentos corporais, o próprio paciente já vem priorizando tratamentos de gordura e flacidez com injetáveis, ao invés de lipoaspiração e abdominoplastia. Todo já tem aversão a cicatrizes, que entregam cirurgias prévias e a famosa 'barriga de lipo'" finaliza Igor.