Shakira e Piqué travaram uma batalha judicial polêmica após o anúncio do divórcio do casal. O jogador, que inicialmente não queria abrir mão da guarda dos filhos, aceitou tranquilamente assinar o acordo proposto pela cantora após intervenções da nova namorada.
No acordo assinado, de acordo com o jornal La Vanguardia, Shakira conseguiu o que queria e eles decidiram que Milan e Sasha, de, respectivamente, 9 e 7 anos, se mudarão com a mãe para Miami, nos Estados Unidos. A mudança era um desejo antigo da cantora, que queria ficar mais perto de onde sua carreira musical é administrada.
Porém, durante as negociações do acordo entre as duas partes, Shakira se irritou com a quantidade de telefonemas de Clara Chia. Além disso, a cantora acredita que a nova namorada do ex-jogador, que se aposentou recentemente, tenha sido o motivo pelo qual ele mudou de ideia quanto a guarda dos filhos.
Shakira lançou "Monotonía" no dia 20 de outubro. A música causou um abalo no relacionamento do jogador com Clara Chia.
Segundo informações de Jordi Martin, paparazzo especialista na vida de Shakira e Piqué, Clara se abalou muito com o último lançamento da cantora. Isso porque letra e clipe de "Monotonía" são dedicados ao término do relacionamento da colombiana com o jogador, que vive momentos complicados no Barcelona.
Ainda de acordo com o paparazzo, Clara teve uma crise emocional após o lançamento e não está aguentando a pressão. Por causa disso, a jovem não está mais indo trabalhar presencialmente na empresa do jogador.