O mistério que envolve a morte de Hamilton (Simon Petracchi) na novela "Éramos Seis" finalmente será revelado. Justina (Julia Stockler) matou acidentalmente o pai com um tiro, o que fez a mãe, Emília (Susana Vieira), armar um pacto com Gusmões (Stepan Nercessian). As cenas passam a ir ao ar na trama das seis nesta semana - o folhetim já está na sua reta final e deverá exibir o último capítulo dia 27, para dar lugar à "Nos Tempos do Imperador". A nova novela irá mostrar o amor entre uma filha de fazendeiro com um ex-escravo.
Desde que retornou ao Brasil, Adelaide (Joana de Verona), primogênita da milionária, vem fazendo de tudo para descobrir o que tanto a mãe esconde. Por isso, as vagas lembranças de Justina em sessões de hipnose causam tanto medo na tia de Lola (Gloria Pires), Clotilde (Simone Spoladore) e Olga (Maria Eduarda de Carvalho). Com a ajuda de Selma (Aline Borges), a feminista consegue descobrir alguns detalhes do passado da irmã. "Olhe para essa foto, é importante que pense quando era pequena e o seu pai vivia nessa casa", pede a profissional mostrando fotos de Hamilton. É dessa forma que Justina revela que o homem com flor na lapela que há tanto aparece em suas lembranças é o próprio pai. As recordações terminam quando a caçula de Emília escuta um tiro.
Isso faz a namorada de Alfredo (Nicolas Prattes) acreditar que a mãe tirou a vida do marido e decide tirar a história a limpo. E é Higino (Thiago Justino) quem intervém novamente, levando Adelaide e Justina até a caixa onde está guardada a coleção de armas do pai delas. Assim, a filha mais nova da ricaça recorda ter atirado e matado o pai sem querer. A feminista procura a mãe e Emília, acuada, revela que Hamilton costumava bater em Justina por conta do seu distúrbio mental. Em uma ocasião, a caçula foi flagrada pelo pai mexendo nos revólveres, se assustou com seus gritos e acabou efetuando o disparo acidental. Para defender Justina, Emília fez um pacto com Gusmões
Na outra ponta da história, depois de transar com Felício (Paulo Rocha), Isabel (Giullia Buscacio) vai decidir fugir com o advogado mesmo após a mãe implorar para que ela desista da fuga. Após deixar São Paulo, Isabel é procurada por Zulmira (Luciana Braga), que ameaça a filha de Lola e o ex-marido. "Ele vai acabar na miséria. E aí quero ver dar boa vida para sua filha", dispara a ex de Felício, que abrirá mão de tudo para ficar com a garota.
Leia também sobre a novela "Amor de Mãe": as emoções da semana que vem e Betina arruma um novo amor
(Por Guilherme Guidorizzi)