Nos próximos capítulos da novela "Éramos Seis", o segredo que envolve a morte do marido de Emilia (Susana Vieira) ganha novos desdobramentos. Ao ouvir Adelaide (Joana de Verona) falar com a mãe sobre os disparos que atingiram Carlos (Danilo Mesquita) de forma mortal, Justina (Julia Stockler) tem novas lembranças. "Não gosto de tiros. Adelaide, cuidado, cuidado! Não gosto de tiros, machucam. Machucaram nosso pai. Fica com sangue, muito sangue. Fim", diz a filha da milionária. Quem antecipa é a colunista de TV Patrícia Kogut, do jornal "O Globo".
No início da conversa, Adelaide relata para a mãe o que viu durante a passeata contra o presidente Getúlio Vargas. Em seguida, a feminista vai até a delegacia denunciar a Gusmões (Stepan Nercessian) que viu quem atirou em Carlos. "Eu tentei falar com o delegado Gusmões, disse que vi de onde partiram os tiros. Ele não pareceu muito interessado. E eu vi, tenho certeza de que vi o clarão e os barulhos. Ensurdecedores. Muitos tiros, não vou conseguir esquecer. Os gritos e os tiros", recorda. A fala de Justina deixa Adelaide curiosa. "O quê? Do que ela está falando? Do nosso pai? Eu nem lembro dele. Era tão pequena. Você lembra?", questiona a ex-namorada de Alfredo (Nicolas Prattes), que irá transar com Inês (Carol Macedo) durante a guerra.
A tia de Lola (Gloria Pires) pressente que seu segredo pode vir à tona e faz de tudo para a conversa chegar ao fim, porém a feminista não desiste. "Meu pai se machucou? Como foi isso?", indaga Adelaide. "Não sei o que sua irmã está falando. Seu pai morreu de doença tem muito tempo. Deixa, vou levar Justina para dormir, ela está impressionada com essa história de tiros", despista a ricaça. Um tempo depois, Gusmões visita Emília para lhe alertar que a filha quer denunciar o policial que atirou em Carlos. "Adelaide me irrita. Acredita que por causa dessa confusão, dos tiros que ela contou e tudo mais, Justina se assustou e resolveu lembrar do pai?", questiona.
A fala de Emília deixa o delegado intrigado: "Como assim, do falecido Hamilton?". "Das circunstâncias da morte", prossegue a mãe de Justina e Adelaide. E Gusmões reforça que a verdade vem sendo escondida. "As circunstâncias da morte foram naturais, não é isso, madame? Não é o que está escrito e sacramentado? Se a Justina resolve lembrar, teremos problemas com a verdade", aponta. "Ah, mas não. Ela não vai lembrar de nada. Não, o passado está enterrado, seu Gusmões, junto com o Hamilton. Ninguém precisa saber", sentencia a ricaça.
Também nos próximos capítulos começa a guerra para defender e protestar contra o governo Getúlio Vargas. No front estarão entre outros Alfredo, Adelaide e Inês. O filho rebelde de Lola salva a vida do amigo Tião (Izak Dahora) durante um confronto, mas em outra ocasião quando o garçom decide devolver o favor, acaba baleado e não resiste. Já Afonso (Cássio Gabus Mendes) tem sorte melhor, mas é ferido gravemente em atentado.
Leia também sobre a novela "Salve-se Quem Puder": Luna vai atrás da mãe, Helena, e saiba o que irá acontecer na próxima semana
(Por Guilherme Guidorizzi)