Continuação da novela "Novo Mundo" (2017), "Nos Tempos do Imperador" estreia dia 9 na faixa das seis, após mais de um ano de atraso em virtude da pandemia de Covid-19. A trama retrata o Brasil a partir de 1856 em histórias passadas no Rio de Janeiro. Gabriela Medvedovski volta ao ar como a contestadora Pilar, uma feminista do século XIX e que salva a vida de um fugitivo. Impedida pelo pai de estudar, a filha do coronel Eudoro (José Dumont) é prometida por ele a Tonico (Alexandre Nero), o vilão da novela.
Inconformada com o destino que está à sua frente, Pilar, irmã de Dolores (Julia Freitas/Daphne Bozaski) decide fugir de casa para cursar Medicina. Na fuga, a filha de Eudoro se encontra com o escravo Jorge/Samuel (Michel Gomes), acusado de matar o próprio pai e cujo ideal é que todos os negros possam ser livres.
Ao se encontrarem por intermédio de Luísa (Mariana Ximenes), a Condessa de Barral, Pilar e Jorge/Samuel passam a lutar por seus objetivos e se apaixonam. Por sua vez, a condessa é uma mulher à frente do seu tempo e preceptora das irmãs Leopoldina (Melissa Nóbrega/Bruna Griphão) e Isabel (Any Maia/Giulia Gayoso), filhas de Dom Pedro II (Selton Mello) e da Imperatriz Thereza Cristina (Leticia Sabatella).
Assim como Pilar, Luísa também é uma mulher avançada para a época na qual corre a novela de Thereza Falcão e Alessandro Marson. Quando conhece a preceptora das suas filhas, Dom Pedro II se apaixona pela jovem.
"O resgate do contexto histórico somado às tramas envolventes e inspiradoras dos protagonistas, constroem uma novela com muita brasilidade, que promete gerar identificação com o público e abrir discussões para temas contemporâneos", antecipa Vinícius Coimbra, diretor artístico da trama.
O folhetim tem gravado cenas no Rio de Janeiro, em cidades como Barra do Piraí, e na Chapada Diamantina, na Bahia. João Paulo Jabur assina a direção-geral da nova trama de época que inicialmente teria estreado em março de 2020 mas deu lugar a três reprises por conta da pandemia do novo coronavírus.
Em uma das tramas paralelas, o público conhecerá a história da família Pindaíba formada pelo casal João Batista Pindaíba (Ernani Moraes) e Carlota Maria/Lota (Paula Cohen), pais de Bernardo (Gabriel Fuentes) e Nélio (João Pedro Zappa), é o escudeiro de Tonico.
Na trama, Lota quer fazer de tudo para se aproximar da Família Real e descolar um título de nobreza.