O estado de saúde de Preta Gil inspira cuidados, segundo o oncologista Jorge Abissamra. Em entrevista à Caras, o profissional revelou como a artista tem lidado com o diagnóstico de câncer no intestino, recebido em 2023. Inicialmente curada, Preta descobriu que a doença reincidiu após oito meses, manifestando-se em quatro regiões diferentes.
"Ela desafiou preconceitos ao tornar pública sua experiência e suas dificuldades, especialmente em relação ao uso de bolsa de colostomia", comentou ele, apontando a possibilidade da cantora passar por um adenocarcinoma de cólon, um frequente e agressivo tipo de trato gastrointestinal.
Para o especialista, a doença da filha de Gilberto Gil é desafiadora, uma vez que a reincidência afeta múltiplos locais. "O tratamento anterior não impediu o retorno da doença, o que provavelmente exigirá a introdução de novos medicamentos pela equipe médica que a acompanha", afirmou.
"Os linfonodos aumentam de tamanho devido à concentração de células tumorais e podem ser os pontos iniciais de disseminação para outras áreas como o peritônio e ureter", detalhou o médico sobre os linfonodos, popularmente conhecidos como ínguas.
Por conta da doença, Preta Gil tem aparecido raramente em eventos sociais. Em setembro, ela curtiu o segundo dia do Rock in Rio. Mesmo de máscara, ela não deixou apreciar o show de Ed Sheeran, headline daquele dia. "Dá uma melhoradinha no astral, a gente fica menos cansada. Aproveitei esse sopro de energia para vir aqui curtir o Rock in Rio. Vou ficar bem pouquinho, mas vim", disse ela para a Quem, na época.