Filha de Mingau , Isabella Aglio conseguiu uma importante vitória na Justiça para o pai, baleado na cabeça em setembro de 2023 em Paraty (Costa Verde do Rio de Janeiro). O plano de saúde do baixista do Ultraje a Rigor não havia aprovado uma cirurgia fundamental no processo de reabilitação do artista, que só teve alta hospitalar em 8 de janeiro deste ano, após quatro meses internado.
A operação em questão é uma cranioplastia - processo reparador no qual a calota do crânio é recuperada. "Tivemos que entrar na Justiça e acabamos de receber a liminar. Agora estamos esperando o convênio se manifestar. Daí serão alguns dias para a confecção da prótese e a cirurgia. Acredito que a operação vá acontecer em breve", disse Isabella para a revista "Quem".
Acompanhando o pai desde o tiro que ele levou, a jovem explicou o entrave na Justiça com o plano de saúde do músico. "A questão da cranioplastia está sendo um tanto tensa. Os médicos quiseram aproveitar a internação e o quadro estável dele para fazer a cirurgia. Mas o convênio negou o uso de prótese feita sob medida, dizendo não estar no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)", contou.
"Ele perdeu uma parte do crânio, não deu para salvar após o tiro. Então ele precisará colocar essa prótese não apenas por estética, mas para proteger. Isso pode ajudar na reabilitação dele, vai facilitar", prosseguiu a filha de Rinaldo Oliveira Amaral, nome de batismo de Mingau.
Passados oito meses da tragédia, o músico apresenta uma interação maior com a família. "Meu pai interage não só comigo, mas com outras pessoas também. Dá risada, chora e, às vezes, fecha a cara e não quer saber de ninguém. Se é normal termos altos e baixos, imagine para ele, que sempre foi muito ativo e agora passa parte do tempo na cama!", continuou Isabella.
Desde a internação, Mingau passou por duas cirurgias na cabeça. Já em fevereiro, o músico voltou ao hospital 25 dias após ter alta. No momento, o artista faz sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, e utiliza órteses nos membros superiores e inferiores, como forma de evitar lesões.