Daniel Alves está preso desde o dia 20 de janeiro na Espanha, após prestar um depoimento em um caso no qual é acusado de estuprar uma jovem de 23 anos. O abuso sexual teria acontecido em uma boate no país, no fim de 2022. Recentemente, a investigação chegou ao fim e a Justiça espanhola definiu uma data para o julgamento.
Segundo informações do portal "UOL", Daniel Alves será julgado até o fim deste ano, podendo, até, ter o julgamento adiantado. Isso aconteceu porque a defesa do jogador desistiu de recorrer pela terceira para que a audiência pudesse ser realizada o quanto antes.
No primeiro semestre de 2023, a defesa de Daniel Alves abriu dois recursos pedindo para que ele pudesse responder pelo processo em liberdade. Com receio que o jogador fosse fugir do país, a Justiça espanhola negou os pedidos.
Caso seja declarado culpado, Daniel Alves pode pegar até dez anos de prisão, sem direito à fiança. Além disso, a vítima ainda irá receber R$783 mil (cerca de 150 mil euros) pagos pelo jogador.
Ao receber o auto de acusação, Daniel Alves preferiu não dar um novo depoimento. Vale lembrar que o jogador decidiu mudar a história por quatro vezes durante as investigações. À juiza, o atleta apenas informou que não concorda com a acusação, mas não quer mais recorrer.