Biografia
- Nascimento : 6 de maio de 1983, Juazeiro, BA
- Idade : 41 anos
- Signo : Touro
- País : Espanha
Daniel Alves é um ex-jogador de futebol brasileiro que ficou conhecido por atuar em clubes como Barcelona, São Paulo e PSG. Em fevereiro de 2024, após 13 meses preso por estupro contra uma jovem em boate da Espanha no fim de 2022, acaba condenado a quatro anos e meio de prisão.
Da prisão ao julgamento, que durou três dias, Daniel apresentou cinco versões diferentes, porém nunca admitiu o abuso sexual. Em março de 2024, após ter pedidos de habeas corpus negados, o ex-jogador tem aceito de liberdade aceito mediante pagamento de R$ 5 milhões de fiança.
Logo após a prisão, Daniel teve seu contrato com o Pumas (México) rescindido. Por outro lado, ganhou apoio da mulher, a modelo Joana Sanz. Ele teria também tido a ajuda de Neymar e sua família com uma quantia em dinheiro, que reduziu sua pena.
Filho do agricultor Domingos Alves Da Silva e de Lúcia Ribeiro, Daniel Alves da Silva nasceu na cidade baiana de Juareizo em 6 de maio de 1983. Ainda criança, ajudava o pai trabalhando no campo de Salitre, cidade localizada a 30 km de Juazeiro.
Além de trabalhar como agricultor, ele ajudava a família como comerciante e até mesmo como garçom, mas já demonstrava sua paixão pelo futebol. Costumava jogar com seus amigos nos campos de terra da área.
Ele foi revelado nas categorias de base do Bahia, clube onde conquistou o título baiano de 2002. Sua estreia profissional foi contra o Paraná, na reta final do Campeonato Brasileiro de 2001. O Bahia venceu por 3-0. M
as foi no ano seguinte que Daniel chamou a atenção dos observadores do Sevilla, clube espanhol, depois de participar da campanha do título do Brasil no Mundial sub-20.
O craque jogou pelo Sevilla de 2002 até 2008, ano em que o Barcelona pagou R$ 62 milhões pelo seu passe. Em 2016, deixou o time catalão e migrou para o Juventus, onde ficou só 1 ano. De lá foi para o PSG até retornar ao Brasil em 2019, atuando pelo São Paulo.
Regressou ao Barcelona em 2021 para temporada de um ano. Já pela Seleção Brasileira, foi convocado pela primeira vez pelo então técnico Dunga, em 2006, e brilhou na final da Copa América de 2007, na decisão contra a Argentina.
Se destacou na Copa das Confederações de 2009, após marcar, em um cobrança de falta, o gol da vitória na semifinal contra a África do Sul. O lateral-direito do Barcelona ganhou notoriedade mundial em março de 2014 após ser alvo de uma atitude racista de um torcerdor do clube Villareal durante um jogo pelo Campeonato Espanhol. O torcedor arremessou uma banana no momento em que o craque iria bater um escanteio e ele comeu a fruta em campo.
Daniel Alves acumula uma série de títulos na carreira. Pelo Brasil, venceu duas Copas das Confederações e duas Copas Américas, além do ouro olímpico em Tóquio (2021). No país, foi campeão paulista e da Copa do Nordeste.
Soma três mundiais de clubes, quatro Supercopas da UEFA, cinco Supercopas da Espanha, cinco Copas do Rei, uma Supercopa da França, uma Copa da França, uma Copa da Itália, e um Campeonato Italiano.
Foi eleito Melhor Jogador da Copa da UEFA (2005), da Supercopa da UEFA (2006) e da Copa América (2019)
Na vida pessoal, o pai de Vitória e Daniel, frutos do seu casamento com a brasileira Dinorah Santana, de quem se separou em 2011, também se relacionou com a atriz Thaissa Carvalho (entre 2012 e 2014).