Depois dos ingleses David Bowie e Alan Rickman - de "Harry Potter" -, e do humorista brasileiro Shaolin, mais um famoso morreu em 2016. Intérprete de Arthur em "Punky, a Levada da Breca", George Gaynes faleceu aos 98 anos nos Estados Unidos, na última segunda-feira (15), mas a família só divulgou a morte, sem revelar a causa, na madrugada desta quarta (17).
Soleil Moon Frye, intérprete da personagem principal do seriado - que chegou a ser reprisado pelo SBT no ano passado, mas não ficou nem um mês no ar -, lamentou a morte do ator que viveu seu pai adotivo:
"Quando reflito sobre alguns dos momentos mais alegres da minha vida, eles foram compartilhados com este homem incrível. O universo acaba de ganhar uma estrela gigantesca. Você estará em meu coração e alma sempre e para sempre. Sua pequena Punky. Descanse em paz, George Gaynes", escreveu a atriz na legenda de uma foto da época da série, que fez grande sucesso no Brasil entre os anos 80 e 90.
Nascido na Finlândia e radicado nos Estados Unidos, Gaynes iniciou a carreira nos palcos da Itália e da França na década de 40. Em Hollywood, participou de filmes como "Tootsie", "Recém-Casados" e dos sete longas da franquia "Loucademia de Polícia". Na TV, seu papel de maior destaque foi o do pai adotivo de Punky. Ele era casado com a atriz canadense Allyn Ann McLerie desde 1953, com quem teve dois filhos, Iya Gaynes e Matthew Gaynes (falecido em 1989 em um acidente de carro). Além da mulher e da filha, Gaynes deixa uma neta e duas bisnetas.
(Por Caroline Moliari)