David Bowie perdeu a batalha contra o câncer e morreu na noite deste domingo (10), aos 69 anos, dois dias após fazer aniversário e lançar aquele que seria o seu último disco, "Blackstar". A informação foi confirmada através de comunicado em rede social. Em março de 2014, o músico havia ganho uma exposição em São Paulo.
"David Bowie morreu em paz hoje (10/01) cercado por sua família após uma corajosa batalha de 18 meses com câncer. Enquanto muitos de vocês vão compartilhar essa perda, nós pedimos que respeitem a privacidade da família durante o seu tempo de luto", diz a nota. Nascido em Londres, na Inglaterra, David Robert Jones alcançou a fama em 1972 ao lançar o disco "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars".
Mas o grande sucesso viria com a canção "Fame", em 1975. O cantor adotou o nome artístico em 1966 após a banda The Monkees Davy Jones chegar ao estrelato. Em 2015, o rock perdeu outra lenda: Lemmy Kilmister, líder da banda Motörhead.
Madonna lamenta morte de Bowie: 'Devastada!'
Tão logo a morte do cantor foi confirmada, vários famosos se pronunciaram em redes sociais. "Estou devastada! Este grande artista mudou a minha vida! Primeiro show que assisti em Detroit! Descanse em paz. Talentoso. Único. Gênio. Jogador desafiante. 'O Homem que Caiu na Terra'. Seu espírito vive para sempre! Tive sorte de conhecê-lo!!!! Eu te amo muito!", escreveu Madonna, que mostrou, recentemente, a intimidade ao lado dos quatro filhos.
Casado há um ano e sete meses com Kim Kardashian, o rapper Kanye West também prestou sua solidariedade. "David Bowie foi uma das minhas mais importantes inspirações, tão destemido, tão criativo, ele nos deu magia para toda a vida', escreveu. "Devastada. Uma lenda se foi", disse Cher. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, também se mostrou triste com a morte de David. "Eu cresci ouvindo e assistindo o gênio do pop David Bowie. Ele era um mestre da reinvenção. Uma grande perda".
Músico vendeu quase 140 milhões de cópia
O primeiro disco do artista foi lançado em 1967 e que levava o seu nome. Ao todo, David Bowie gravou 26 discos, como "Pin Ups" (1973), "Low" (1977), "Tonight" (1984) e "Reality" (2003), vendendo mais de 136 milhões de cópias. O músico se destacou no dance pop, punk, música eletrônica, soul e rock ao longo de 40 anos de carreira.
O camaleão do rock - um dos músicos a elogiarem a cantora Lorde - fez seu último show em 2006, em Nova York (EUA). Além de cantor, também foi compositor, produtor e ator - integrando o elenco de "O Homem que Caiu na Terra" (vivendo um alienígena) e do musical "O Homem Elefante". No repertório estão ainda canções como "Let's Dance", "Changes", "China Girl", "Fashion" e "Life on Mars".
(Por Guilherme Guidorizzi)