Na novela "Pantanal", Jove (Jesuíta Barbosa) vai se revoltar com Juma (Alanis Guillen) e afirmar que seu casamento com a "mulher-onça" acabou. "Foi ela quem desistiu de mim. Foi uma escolha dela, não minha", decreta o filho caçula de José Leôncio (Marcos Palmeira). Na trama das nove, Juma se enfureceu com Jove após traição do marido, que fez uma foto do Velho do Rio (Osmar Prado).
Revoltada, a filha de Maria (Juliana Paes) acabou, literalmente, virando onça ao ser trancada em quarto pelo sogro, fugindo do local ao se transformar no mamífero. De volta à sua tapera, Juma irá concordar com a presença de José Lucas de Nada (Irandhir Santos) no local.
Segundo o colunista André Romano, do "Observatório da TV", o peão terá uma conversa com o irmão em favor da pantaneira. Isso só ocorre quando José Lucas decide ir embora da fazenda com Érica (Marcela Fetter) ao descobrir que a jornalista está grávida de um filho seu e impedir atitude cruel do pai dela.
"Eu quero que ocê saiba que a Juma te qué muito, Joventino. Eu te dô a minha palavra de que num aconteceu nada entre nóis... Mêmo porque ela nunca teve olho pra mais ninguém além d'ocê. Eu sei que ocês dois vão sê muito feliz. Ocê devia í atrás dela, mano..", afirma o filho de Generosa (Giovana Cordeiro), na novela marcada por quatro casamentos e uma morte no fim.
Porém, Jove prova que saiu ao pai no quesito teimosia e decide não procurar a Juma, que dará à luz reencarnação da própria mãe. "Eu não vou atrás dela, nem de ninguém! Foi ela quem desistiu de mim. Foi uma escolha dela, não minha", afirma o filho de Madeleine (Karine Teles).