No final da novela "Pantanal", Maria Marruá (Juliana Paes) pode reencarnar como a própria neta, filha de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa). Pelo menos assim foi no original de 1990, quando Alcides (Juliano Cazarré) acreditou ter sido castrado por Tenório (Murilo Benício).
Atualmente, a Globo grava as cenas finais da novela das nove no Pantanal e como a história tem passado por algumas mudanças, não é garantia que Maria reencarne como a própria neta, Maria Marruá Leôncio. Na época da primeira exibição, Benedito Ruy Barbosa justificou ao jornal "A Tribuna":
"A Maria Marruá jamais quis abandonar as paisagens pantaneiras. Nada mais justo do que voltar no corpo da neta". Não custa lembrar que após sua morte, Maria assumiu o corpo de uma onça, que vive cercando a tapera onde a filha mora.
Se o final de Jove e Juma está em aberto, por outro lado o futuro trágico de Madeleine (Karine Teles) será o mesmo que há 32 anos. Durante viagem ao Pantanal, a mãe do mocinho morre em um acidente aéreo, em cenas previstas para irem ao ar nos próximos capítulos.
+ novela "Quanto Mais Vida, Melhor!" altera fim e cancela morte de Neném
Em 1990, a morte trágica de Madeleine ocorreu para justificar a saída de Ítala Nandi, que deixou a novela durante as gravações. Já Almir Sater viu seu Trindade sumir da história após engravidar Irma porque precisava se dedicar à novela "Ana Raio & Zé Trovão", sucessora de "Pantanal" no horário.
No original, o peão que tinha um pacto com o diabo só se livrou do "tinhoso" depois que conquistou a cunhada de José Leôncio. O "cramulhão" só retorna à fazenda para ajudar no parto de Irma, a essa altura já se relacionando com José Lucas de Nada (saiba aqui de quem ele é filho e qual ator fez o papel na primeira versão).
Como aparece e some do nada, Trindade acaba sendo acusado da morte de Tenório, morto por Alcides.