O último capítulo da primeira versão da novela "Pantanal" foi marcado por quatro casamentos e uma morte. O remake exibido pela Globo pode ter uma mudança em relação à cerimônia quádrupla, isso porque já se sabe que Irma (Camila Morgado) não terminará a história ao lado de José Lucas (Irandhir Santos) e sim de Trindade (Gabriel Sater), pai do seu filho.
Em 1990, o peão que tem um pacto com o "tinhoso" sumia da novela porque seu intérprete, Almir Sater, precisou deixar a história para protagonizar a sucessora de "Pantanal", "Ana Raio & Zé Trovão". Já em relação ao funeral, tudo indica que vai ser mantido o original, com José Leôncio (Marcos Palmeira) perdendo a vida e se encontrando com o espírito do pai, o Velho do Rio (Osmar Prado).
Na primeira versão, o casamento principal oficializou a união de anos de José Leôncio e Filó, interpretados por Claudio Marzo e Jussara Freire, e hoje vividos por Marcos Palmeira e Dira Paes. Um dos filhos do fazendeiro, José Lucas de Nada (Paulo Gorgulho, em 1990) também se casou.
O peão trocou alianças com Irma (Elaine Cristina). Já Tadeu, que não é filho legítimo de José Leôncio, ganhou final feliz com Zefa. Há 32 anos, Marcos Palmeira e Giovanna Gold deram vida ao casal, hoje interpretados por José Loreto e Paula Barbosa.
Após descobrirem que não são irmãos, Marcelo e Guta ficam juntos e também se casam. Na primeira versão, Tarcísio Filho e Luciene Adami deram vida aos filhos de Tenório (Antonio Petrim/Murilo Benício) e Zuleica (Rosamaria Murtinho/Aline Borges), alvo de séria ameaça de Maria Bruaca (Ângela Leal/Isabel Teixeira).
Na atual versão, Lucas Leto e Julia Dalavia defendem os jovens personagens, que geram o único neto de Zuleica.